Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Divulgado edital de inscrições para UNATI


A Direção do Instituto Federal Fluminense – câmpus Bom Jesus do Itabapoana, divulga o edital de abertura das inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada da Universidade Aberta da 3ª Idade (UNATI).
    O curso é voltado ao aperfeiçoamento e à atualização em diversos níveis de escolaridade, sendo ofertado em diferentes áreas do conhecimento pelo câmpus Bom Jesus em parceria com o Centro Espírita Bom Jesus.
    São oferecidas 70 vagas para pessoas com faixa etária acima de 60 anos. O período de inscrições é de 06/02/2012 a 10/02/2012. As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento de formulário específico e a apresentação dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida, uma foto 3x4, xérox da carteira de identidade, xérox do CPF, xérox da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, comprovante de residência. A ficha de inscrição também estará disponível no próprio câmpus Bom Jesus.
    Veja aqui o edital.
    Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.
    Para esclarecer as dúvidas, entrar em contato no telefone (22) 3833-9850. Responsável: Nilta Leal.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apresentação de novos professores do câmpus Bom Jesus

Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, os novos professores do câmpus Bom Jesus participaram de uma reunião com o Diretor Geral do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, professor João Renato Escudini, e com a Diretora de Gestão de Pessoas, Simone Rosa Souza.

Após a reunião, os novos servidores entregaram as documentações à DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas) e entraram em efetivo exercício.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.

Laboratório de Microbiologia do câmpus Bom Jesus lança página na internet


O câmpus Bom Jesus do Itabapoana está com uma novidade na rede. É a página na internet do Laboratório de Microbiologia de Alimentos (clique aqui para acessar). O canal de comunicação é resultado de um Projeto de Extensão desenvolvido pela médica veterinária Paula Aparecida Borges Bastos e pelos professores Rogério Avellar Cordeiro e Carolina Relvas Chaves, com apoio de bolsistas de extensão das áreas de informática e microbiologia.
    A médica veterinária Paula Borges Bastos conta como nasceu a ideia de produzir uma página específica para o Laboratório de Microbiologia.
    “Há muito tempo tentei criar um canal de informação do Laboratório de Microbiologia de Alimentos pela internet. Realizei algumas experiências, mas esbarrava na escassez de uma equipe formada para sempre manter a página atualizada. Esta equipe foi montada a partir da criação do curso de Técnico em Informática no câmpus Bom Jesus. Os professores Rogério Avellar, de informática, e Carolina Relvas Chaves, de microbiologia, aderiram à ideia e conseguimos o resultado”, explica Paula Borges Bastos.
    Paula ressalta que a página ainda passa por fase de adaptações, já que 2011 foi o primeiro ano de projeto. Ela lembra que o mais importante, a partir de agora, é dar continuidade ao trabalho, divulgando a área de microbiologia de alimentos, especificamente.
    “Desta forma, o câmpus Bom Jesus contribui com a sociedade, com uma ferramenta que serve de fonte de pesquisa para todos os públicos, desde o leigo, que busca informações mais sérias, por exemplo, sobre os riscos dos alimentos serem transmissores de microrganismos causadores de doenças, quanto para os alunos do ensino médio dos cursos técnicos, que possuem a microbiologia em sua grade curricular, e também os de nível superior, como é o caso do curso que temos no campus Bom Jesus, de Ciência e Tecnologia de Alimentos”, disse.
    O Laboratório de Microbiologia de Alimentos busca analisar principalmente a quantidade e/ou qualidade dos microrganismos que estão em determinado alimento. O resultado das análises permite detectar se o alimento está adequado ou não para consumo, do ponto de vista microbiológico.
    “Um exemplo que temos é o da bactéria Salmonella. É um microrganismo patogênico, que pode causar graves danos à saúde humana quando ingerida através dos alimentos. Quando detectamos essa bactéria em algum alimento, o produto é considerado inadequado para o consumo. Por outro lado, há bactérias que são benéficas à saúde e devem ser encontradas em alguns alimentos. É o caso do iogurte, que precisa possuir bactérias ácido láticas em grande proporção, causando bons efeitos para a saúde intestinal”, concluiu Paula.
    Confira a página do Laboratório de Microbiologia do câmpus Bom Jesus do Itabapoana emhttp://www.microbiologia.bj.iff.edu.br/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Colação de grau para alunos do câmpus Bom Jesus do Itabapoana

    Doze alunos do terceiro ano dos cursos de Técnico em Agroindústria Integrado e Técnico em Agropecuária Integrado e um aluno do curso de Técnico em Agroindústria Subsequente (concluiu no primeiro semestre de 2011) do câmpus Bom Jesus do Itabapoana receberam a outorga de grau na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro. A cerimônia ocorreu no Auditório Amanda Celeste Pimentel e contou com a presença pais de alunos e servidores. Dentre os estudantes, doze foram aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e por este motivo tiveram a colação de grau antecipada. No Sisu, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

    Coube ao Reitor do IF Fluminense, Luiz Augusto Caldas, a outorga de grau aos alunos. O Reitor lembrou que este é um momento de satisfação tanto para os alunos quanto para os servidores. Ele também ressaltou a responsabilidade dos estudantes e do IFF na construção da sociedade.
    
Alunos fazem o juramento durante a cerimônia de colação de grau 
  “É uma honra participar desta cerimônia, com novos profissionais formados pelo câmpus Bom Jesus. Trata-se de um momento muito especial na vida de todos aqui presentes. Estamos encaminhando à sociedade pessoas qualificadas tecnicamente para desempenhar funções de alguém que estudou e se dedicou a uma área da formação profissional e do conhecimento. Acima de tudo, temos a convicção de que são cidadãos preparados, bem posicionados eticamente e conscientes de seu compromisso para construir um mundo melhor do ponto de vista humano, reforçando o sentido da solidariedade, cooperação, e de construção sempre de um cenário com possibilidades melhores”, salientou o Reitor.
     
    O Diretor Geral do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, João Renato Escudini, também fez questão de lembrar da importância dos alunos para o câmpus Bom Jesus do Itabapoana.
    
    “Temos a certeza de que esta passagem é tão importante para os alunos quanto para nós. Durante o restante da vida, os estudantes lembrarão dos momentos vividos aqui e certamente saberão que valeu a pena”, disse o Diretor Geral do câmpus Bom Jesus.
    
    Além do Reitor Luiz Augusto Caldas e do Diretor Geral João Renato Escudini, a mesa da cerimônia foi composta pelo Superintendente da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (PRO-IFF), professor Neilton Ribeiro da Silva, pela Diretora do Departamento de Ensino do câmpus Bom Jesus, Silvana Pereira de Campos, pela professora de Agroindústria Carla Inês Praxedes e pelo Coordenador de Registros Acadêmicos, André Tardin.
    
    Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Inscrições abertas para concurso público de Macaé - oportunidade para alunos e ex-alunos do câmpus Bom Jesus

Notícia retirada do site www.fmanha.com.br - Jornal Folha da Manhã (12/01/2012) - http://www.fmanha.com.br/#1219359853/1326288606

Já estão abertas as inscrições para a Prefeitura de Macaé (RJ) no concurso público, que oferece 744 vagas para a rede pública municipal de ensino, administração direta, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esporte e Turismo, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 625,56 a R$ 2.367,82.
O cargo de nível alfabetizado é de auxiliar de manutenção e conservação de estradas.

Os cargos de nível fundamental incompleto são de artífice (pedreiro) e auxiliar de serviços gerais.

Os cargos de nível fundamental completo são de agente de coletor de animais, agente de combate as endemias, auxiliar de topografia, instrutor de banda marcial, motorista de veículos leves, operador de rádio, operador de máquinas pesadas e porteiro.

Os cargos de nível médio são de professor A (educação infantil e 1º segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano), agente de trânsito, assistente de administração e logística, coreógrafo, desenhista copista, eletricista, fotógrafo, instrutor de artesanato, instrutor de capoeira, instrutor de música, guarda municipal, oficineiro de arte pesqueira, operador de monitoramento, técnico de sinalização de trânsito, técnico em edificações, técnico em informática, técnico em logística de transporte e trânsito, topógrafo, almoxarife, técnico de enfermagem, técnico de contabilidade, técnico de eletricidade, instrutor de bateria, instrutor de contrabaixo, instrutor de flauta, instrutor de guitarra, instrutor de percussão, instrutor piano, instrutor de saxofone, instrutor de teclado, instrutor de trombone, instrutor trompete, instrutor de violão, instrutor de violino, instrutor de violoncelo, técnico de segurança do trabalho.

Os cargos de nível superior são de professor C espanhol, analista de sistemas, arquiteto, assistente jurídico, contador, biólogo, engenheiro agrimensor, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro de telecomunicações, engenheiro florestal, geólogo, gerente de projetos, gestor público, naturóloga, ouvidor, psicopedagogo, técnico em petróleo e gás, fisioterapeuta, médico medicina desportiva, técnico do desporto, turismólogo, administrador, arquivologista, assistente social, bibliotecário, contador, coreógrafo, fonoaudiólogo, museólogo, pedagogo empresarial, produtor cultural, professor de cenografia e figurinos, professor de educação física, professor de canto, professor de música, professor de pintura, professor de teatro e expressão corporal, professor de técnica vocal e historiador.

A inscrição via presencial será realizada no período de 10 a 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados) no Colégio Municipal Prof.ª Maria Isabel Damasceno Simão, na Rua Francisco Portela, nº. 410, Centro, na Funemac (Complexo Universitário), na Rua Aluísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, ou na Região Serrana, no Colégio M. Pedro Adami (Escola Polo), na Rua Pedro Adami, 108 - Distrito Córrego do Ouro. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 28 a R$ 65.

A prova objetiva será nos dias 5, 11 e 12 de fevereiro, dependendo do cargo

http://www.fmanha.com.br/#1219359853/1326288606

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Câmpus Bom Jesus participa da posse do novo Reitor Luiz Augusto Caldas

Nesta terça-feira, 10 de janeiro, ocorreu a transmissão oficial do cargo de Reitor para o professor Luiz Augusto Caldas. A cerimônia teve início às 20 horas, na Concha Acústica do câmpus Campos Centro e contou com grande presença de servidores, alunos, comunidade e autoridades.

Para compor a tribuna de honra estiveram presentes representantes do Ministério da Educação, entre eles, Aléssio Trindade Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; representantes do Poder Executivo e Legislativo Estadual e Municipal, de Instituições, Sindicatos, 56º Batalhão de Infantaria do Exército, Conselho Superior, Diretores de câmpus, Grêmio Estudantil, e servidores aposentados. O câmpus Bom Jesus foi representado na tribuna pelo Diretor Geral eleito João Renato Escudini.

Após a cerimônia, todos os convidados participaram de uma confraternização. Os servidores do câmpus Bom Jesus presentes aproveitaram o momento para conversar com o novo Reitor. A cerimônia também serviu para o reencontro e um bom bate-papo entre os colegas do câmpus Bom Jesus, que estão em período de férias escolares.

Mais fotos da participação do câmpus Bom Jesus do Itabapoana na posse do novo reitor em www.flickr.com/iffbomjesus.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Posse do novo Reitor do IFF nesta terça-feira

Nesta terçca-feira, 10 de janeiro de 2012, ocorrerá a posse do novo Reitor, professor Luiz Augusto Caldas. A cerimônia começa a partir das 19 horas, na Concha Acústica do câmpus Campos Centro, em Campos dos Goytacazes. Toda comunidade do IFF está convidada.

Aos alunos e servidores interessados em participar da posse, haverá transporte saindo do câmpus Bom Jesus do Itabapoana às 17 horas. O interessado deverá confirmar presença no transporte ligando para o número (22) 9811-8143.

Os alunos deverão estar munidos de carteira de identificação e autorização dos responsáveis.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

João Renato Escudini assume Direção do câmpus Bom Jesus do Itabapoana


    O professor João Renato de Oliveira Escudini assumiu, nesta segunda-feira, 2 de janeiro, a função de Diretor Geral do câmpus Bom Jesus do Itabapoana. Ele exercerá o mandato de quatro anos. Veja aqui a portaria de designação publicada no Diário Oficial da União.
                                 Diretor Geral em reunião no primeiro dia útil de 2012
 João Renato Escudini foi escolhido Diretor Geral do câmpus Bom Jesus com 69,65% dos votos válidos durante a eleição ocorrida em 14 de dezembro de 2011. Ele já havia desempenhado o mesmo cargo na época do antigo Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, entre os anos de 1999 e 2003. O Diretor Geral salientou que o trabalho só será eficaz com a participação de todos.
    “Assumimos hoje a Direção do câmpus com uma grande responsabilidade pela frente. Viemos de um período de grande crescimento com o professor Fernando Ferrara e temos que dar continuidade ao trabalho. A expectativa é a melhor possível para que possamos cumprir todas as propostas da nossa      campanha. Serão quatro anos em que buscaremos dinamizar e democratizar a gestão, sempre abertos a sugestões”, ressaltou.

Voltamos!

Após o período de recesso na última semana, o blog do câmpus Bom Jesus do Itabapoana voltou à ativa.

Como podemos observar, o cardápio do refeitório já foi atualizado e todas as notícias do mês de janeiro e do restante do ano de 2012 estarão disponíveis aqui para você, leitor.

Esperamos um ano de muitas realizações!