Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alunos do campus Bom Jesus conseguiram mais de 100 aprovações em vestibulares


Apesar de o ano letivo de 2011 só terminar em março (veja aqui o calendário pós-greve), os alunos do terceiro ano do câmpus Bom Jesus do Itabapoana comemoram as aprovações em diversas Instituições de Educação Superior pelo Brasil.
    Foram mais de 100 aprovações em processos seletivos para instituições públicas e particulares. Este número está sendo registrado desde janeiro de 2012 e tende a crescer nas próximas semanas, visto que a Coordenação de Registros Acadêmicos espera novos resultados.
    “Após o período de recesso para o Carnaval, esperamos novos resultados positivos dos alunos. Já estamos nos preparando para atualizarmos nossa lista de registro. Acredito que teremos quase todos os estudantes do terceiro ano aprovados em Instituições de Educação Superior”, salientou André Tardin, Coordenador de Registros Acadêmicos do câmpus Bom Jesus.
    Para a Direção do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, o resultado obtido é recompensador, visto que 2011 foi um ano de muitas batalhas vencidas pelos estudantes. É o que explica o Diretor Geral João Renato Escudini.
    “Tivemos o problema da greve em 2011 e precisamos voltar em 2012 para finalizar toda a nossa carga horária. Esses alunos confirmaram o que esperávamos: o ensino do câmpus Bom Jesus é de extrema qualidade. Também devemos louvar a luta destes alunos, que demonstraram um nível de interesse e responsabilidade fora do comum. Desejamos muito sucesso em suas carreiras”, disse João Renato Escudini.
    O empenho dos estudantes foi retribuído com vitórias. A aluna do terceiro ano do Curso de Agroindústria, Gabriela Escudini, por exemplo, passou para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para ela, mesmo sabendo da ênfase pela formação técnica, o IFF representa o modelo de ensino médio na região.
    “Entrei para o IFF em busca do melhor ensino médio público da região. Acreditei não só na formação técnica como em toda escola. Foi o IFF que me deu a base para hoje poder estar matriculada no curso de medicina na UFRJ. Divido o mérito com todos os professores. Passada esta euforia inicial, sei que enfrentarei mudanças pela frente, mas com apoio de todos, vencerei os novos obstáculos”, afirmou Gabriela.
    Outro aluno que comemorou o resultado foi Rodrigo Coli. Ele passou para o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para Rodrigo, a aprovação marca o início de uma nova fase.
    “O sentimento é de dever cumprido após toda uma vida de estudos que não para por aqui. Estou preparado para o que vier pela base que encontrei no IFF. Não somos só nós que ficamos contentes com os resultados, os professores também tiveram influência direta nisso tudo”, agradeceu Rodrigo.
    Quem também não vê a hora de começar a cursar o ensino superior é a aluna Raquel Moraes. Ela foi aprovada para o curso de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e não esconde a ansiedade.
    “Acho que a ficha ainda não caiu direito, foram três anos com as mesmas pessoas e agora isso vai acabar. Vou mudar de estado em uma cidade com o clima completamente diferente (Alegre-ES), mas sei que há muitos amigos que vão para lá comigo e outros que já vivem na cidade, assim será mais tranqüilo para me adaptar. Estou feliz, escolhi o curso que sempre quis e estou preparada para as próximas etapas. No IFF fiz muitas matérias práticas e estudei com orientadores bastante exigentes”, admitiu Raquel.
    Por falar em emoção, o aluno Leandro Fagundes conta como foi o seu trajeto até descobrir o resultado do curso que mais aguardava.
    “Emoções? Foram muitas. Primeiro o resultado da primeira chamada do ProUni, depois o da segunda chamada do SiSU e, por fim, o vestibular da UFES. A cada vitória obtida comemorávamos com gritos, pulos e muita alegria”, revelou Leandro, aprovado no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal do Espírito Santo.
    Além dos quatro alunos citados, vale ressaltar que muitos outros dos  cursos de Agropecuária e Agroindústria alcançaram feitos tão importantes quanto aos dos mencionados.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aluno aprovado em concurso do Incaper


Em 2011, alunos e ex-alunos do câmpus Bom Jesus do Itabapoana alcançaram vitórias em concursos públicos realizados (veja aqui). O ano de 2012 começou com nova conquista. Leonardo da Silva Coutinho, estudante do quarto módulo do Curso Técnico em Informática Concomitante, foi o primeiro colocado para o cargo de Técnico em Informática do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
    Além do Curso Técnico em Informática, Leonardo também realizou o Curso Técnico em Agroindústria Integrado no câmpus Bom Jesus. O estudante comemora o feito e agradece ao IFF.
    “Pretendo assumir o cargo, tenho formatura prevista para até o fim de março. O IFF foi fundamental em minha formação profissional e acadêmica, pois me deu condições de adquirir um ensino de qualidade para hoje colher os frutos, podendo me destacar nos primeiros lugares nos concursos que estou realizando”, disse Leonardo.
    Leonardo lembra que, no IFF, além do ensino técnico, os professores se preocupam com o espírito crítico dos alunos.
    “Somos privilegiados por estudar em uma instituição como o IFF. Aqui, fiz novas amizades e encontrei profissionais que querem nos transformar em cidadãos críticos, capazes de fazer a diferença em nossa sociedade”, concluiu.
 Confira aqui o Resultado Final e homologação do concurso público publicado no Diário Oficial do Espírito Santo.

Docentes eleitos para funções no câmpus Bom Jesus


    O câmpus Bom Jesus do Itabapoana conheceu, na tarde desta quarta-feira, 08 de fevereiro, os docentes eleitos para desempenhar as funções de Coordenador de Ensino Médio e de Diretor de Ensino. A votação terminou às 16h30min, com apuração ocorrendo logo depois. O direito de votar foi concedido a todos os docentes efetivos do câmpus Bom Jesus.
    Para a função de Diretor de Ensino, o professor Nelson Faber da Silva obteve 38 de um total de 55 votos. Para Coordenador de Ensino Médio, o professor Horácio dos Santos Ribeiro Pires recebeu 13 dos 21 votos. 
    Confira aqui a Ata de Votação da Mesa Apuradora, com todos os candidatos participantes e número de votos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Recepção de alunos e servidores no câmpus Bom Jesus


   Após mais de um mês de férias, os alunos do câmpusBom Jesus do Itabapoana voltaram a frequentar as salas de aula na última quarta-feira. O câmpus Bom Jesus terá suas classes durante os meses de fevereiro e março para cumprir o cronograma do ano letivo de 2011, alterado depois da paralisação (veja aqui o calendário pós-greve).
   Durante o período da manhã, o Diretor Geral do câmpus, João Renato Escudini, reuniu todos os presentes no hall do Bloco de Ensino Dr. Ildefonso Bastos Borges para recepcionar os alunos e servidores. Além disso, ratificou o compromisso de desenvolver as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral para Diretor Geral do câmpus.
   O encontro também contou com a apresentação de técnico-administrativos e professores que passaram a integrar o corpo de servidores do câmpus recentemente. Após o evento, todos foram convidados a participar do café da manhã de recepção, servido no refeitório do câmpus. A recepção também ocorreu no turno da noite, com a presença dos alunos dos curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos e do curso de Técnico em Informática Subsequente.
    Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.