Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aula Inaugural do Pronatec no IFF Câmpus Bom Jesus


Acontece na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, às 19h, no auditório Amanda Celeste, a Aula Inaugural do Pronatec no Câmpus Bom Jesus.

O câmpus vai ofertar cursos profissionalizantes no município, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus. Serão oferecidos cursos de Operador de Computador, Preparador de Derivados de Leite, Viveirista de Plantas e Flores, Açougueiro, Pedreiro de Alvenaria, Inglês Básico e Espanhol Básico.

Na quarta-feira, 29 de agosto, a equipe gestora do Pronatec em Bom Jesus realizou a primeira reunião com os professores dos cursos, que foram selecionados por meio de processo simplificado interno. “Foi uma oportunidade de dar boas vindas aos professores e passar informações sobre os objetivos do programa”, conta o Técnico em Assuntos Educacionais e Orientador Pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende.

Arthur afirma que o Pronatec visa a expansão, interiorização e democratização da educação profissional e tecnológica, em parceria com os governos estadual e municipal. “Ressaltamos que a missão do programa é contribuir com o nível de escolaridade dos trabalhadores e com a consequente inserção no mercado de trabalho. O Pronatec é uma "janela de oportunidades" para os alunos do Noroeste Flumimense”, conclui Arthur.            

Projeto Caixa de Sugestões é implantado no Câmpus


Com o objetivo de estimular a geração de ideias e gestão de melhorias e inovações, e o exercício da democracia, o Câmpus Bom Jesus implantou o Projeto Caixa de Sugestões.

O projeto, coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais da Diretoria de Ensino, Roberta Dalarme, foi colocado em prática neste mês de agosto. A caixa de sugestões encontra-se no Bloco de Ensino da Instituição. Por meio de um formulário próprio, alunos, professores, servidores e comunidade podem deixar elogios, críticas e sugestões referentes aos aspectos educacionais do câmpus, espaço físico, condições de trabalho, relacionamento, entre outros.

De acordo com Roberta, a caixa será aberta a cada 15 dias para análise das sugestões. “Todas as sugestões serão analisadas, sendo implantadas ou não. O setor do câmpus responsável pela execução e implementação da ideia terá um prazo de 7 dias para dar um retorno sobre a viabilidade de implantação do que foi sugerido”, afirma Roberta, destacando que as sugestões implementadas serão divulgadas na instituição.  

Oficina de libras: inscrições prorrogadas


As inscrições para a segunda turma da Oficina de Libras do câmpus foram prorrogadas até o dia 04 de setembro. São 50 vagas disponíveis para alunos e servidores da instituição.

A Oficina de Libras do câmpus Bom Jesus é uma parceria do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) com o Projeto Libras – Aprendendo uma nova língua através dos sinais.

A oficina terá duração de 10 semanas. As aulas serão ministradas às segundas-feiras, de 16h30min às 18h e às sextas-feiras, de 13h30min às 15h. Os interessados podem se inscrever no NAPNE do câmpus Bom Jesus.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Câmpus no Fórum de Educação Inclusiva


Profissionais do Câmpus Bom Jesus participam do I Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, que acontece no Instituto Federal de Brasília.

O Fórum de EPT Inclusiva começou no dia 27 e vai até o dia 30 de agosto de 2012. As servidoras Saionara Rosa, Valéria dos Santos Júlio, e Márcia Hipólito, que atuam no Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) do câmpus Bom Jesus, participam do evento, que tem por objetivo identificar as perspectivas da comunidade interna e externa quanto à inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A programação do evento conta com apresentação de painéis, pôsteres, oficinas temáticas, palestras, mesas redondas e debates. Na abertura, o professor Romeu Sassaki, que trabalha há mais de 50 anos com pessoas com necessidades especiais, falou sobre a “Formação Profissional e as Pessoas com Deficiência – Caminhos e Possibilidades”.

A pedagoga e coordenadora do NAPNE, Saionara Rosa, diz que o evento está sendo muito proveitoso. “É um evento muito importante para nós, que atuamos diretamente com a educação inclusiva no câmpus Bom Jesus. Gostaria de agradecer a Direção de Ensino do câmpus e a Pró-Reitoria de Extensão, que não mediu esforços para que pudéssemos participar”, afirma Saionara.

UNATI discute Estatuto do Idoso


A coordenação da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) realizou na quinta-feira, dia 23 de agosto, no auditório do câmpus Bom Jesus, evento para discussão do Estatuto do Idoso, com vereadores do município. Dos nove representantes do legislativo, apenas dois compareceram ao evento.  No dia 09 de agosto deste ano, o assunto também foi discutido com os candidatos a prefeito de Bom Jesus.

A idealizadora do projeto Unati, a servidora aposentada Mariza Patrão, diz que a realização dos eventos de discussão surgiu a partir de uma palestra sobre o Estatuto do Idoso. “Fizemos um estudo com os alunos e separamos, dentro do Estatuto, tudo o que precisávamos pleitear com as autoridades de nossa cidade. Elaboramos um documento com as principais reivindicações e entregamos ao Legislativo, Executivo, Conselho Municipal do Idoso e Procuradoria”, conta Mariza.

A Coordenadora de Articulação da Unati, Nilta Leal, ficou satisfeita com o resultado do evento. “Apesar do número reduzido de vereadores, a discussão foi muito boa. Todos os alunos participaram. Os vereadores se mostraram preocupados com os direitos do idoso. Um dos assuntos mais discutidos foi a questão da acessibilidade”, afirma Nilta. 

A Unati foi iniciada em março de 2010 no câmpus Bom Jesus, por meio de uma parceria da instituição com o Centro Espírita do município. O projeto proporciona lazer com aprendizado para os idosos, além funcionar como ponto de integração do idoso na sociedade e descoberta de novas habilidades. A Unati conta com cerca de 120 alunos, divididos em 3 turmas, e oferece oficinas de artesanato, culinária, espanhol, educação física, palestras e eventos, entre outros.