Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Campus Bom Jesus comemora Dia do Servidor


A Direção do Campus Bom Jesus preparou uma homenagem para os servidores, na noite de terça-feira, dia 30 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28).

Servidores ativos e inativos do Campus foram recebidos com um jantar, organizado pela comissão de festas e eventos da instituição. Os servidores que se aposentaram entre os anos de 2010 e 2012, receberam um texto de agradecimento especial das mãos do Reitor do IF Fluminense, Luiz Augusto Caldas, e do Diretor do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini.

João Renato parabenizou a todos os servidores e ressaltou a importância dos aposentados. “Esta comemoração tem um diferencial, que é a presença dos servidores que se aposentaram, mas que continuam sendo parte do patrimônio da escola”, afirmou o diretor.

O Reitor Luiz Augusto disse que a educação profissional é feita, acima de tudo, por servidores que dedicam suas vidas à formação do outro. “Parabenizo a todos os servidores pelo seu dia. Não poderíamos deixar de homenagear os servidores aposentados, que por mais tempo se dedicaram a esta instituição. Este é um momento que dignifica o trabalho”, afirmou o Reitor.

Em seguida, o Grupo IFF(em)Canto, formado por alunos dos cursos técnicos do Campus Bom Jesus, apresentou várias canções, contagiando os participantes com seu talento musical. A noite foi encerrada com bolo, doces e sorteio de presentes para os servidores.

Homenagem – o servidor aposentado Messias Borges de Moraes recebeu uma homenagem especial do Campus Bom Jesus pelo seu trabalho e dedicação. O miniauditório da instituição foi batizado com seu nome. Messias foi aluno da 1ª turma do Colégio Agrícola Ildefonso Bastos Tavares, antigo nome do campus. Anos mais tarde, em 1980, ele ingressou na instituição como professor da área de agronomia. O servidor, que se aposentou em 1995, exerceu na instituição os cargos de coordenador de atividades complementares, de ensino e produção e de vice-diretor. 

Veja mais fotos aqui

Mostra do Conhecimento do Campus Bom Jesus foi um sucesso


A I Mostra do Conhecimento: Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, atraindo alunos, servidores, e visitantes da comunidade, com programação diversificada, foi considerada um sucesso pelos seus organizadores.  

Durante todo o evento, alunos e servidores participaram das palestras e minicursos oferecidos pela Mostra. A comunidade teve a oportunidade de visitar as salas temáticas, como a de Memória Bonjesuense e Memórias do Campus Bom Jesus, com informações sobre os cursos e registros da década de 70 até os dias de hoje.

Na manhã de sexta-feira, dia 26 de outubro, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agroindústria do Brasil, José Luiz Viana de Carvalho, falou sobre biofortificação de alimentos e segurança alimentar. A biofortificação visa diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente.

A cultura e o esporte também estiveram presentes na I Mostra do Conhecimento, com apresentações do Grupo de Dança Arte em Movimento, do Grupo Capoeiriff, do Grupo Musical IFF(em)Canto,  e do Grupo de Folia de Reis, todos formados por alunos do Campus Bom Jesus. Também se apresentaram durante a Mostra a Orquestra Alto Benevente, de Alfredo Chaves, do Espírito Santo, e o Grupo Nós do Teatro, do Campus Campos Centro do IF Fluminense, com apresentação da peça “Ao Mar”.

A Mostra do Conhecimento do Campus Bom Jesus foi encerrada no sábado, dia 27 de outubro, com a palestra “Deus e Ciência: uma reflexão sobre a história da ciência”, com o Prof. Dr. Raphael de Paola, da PUC-RJ. Raphael traduziu para o português o livro O Enigma Quântico, de Wolfgang Smith. Após a palestra houve solenidade de encerramento com premiação dos melhores trabalhos técnicos-científicos da Mostra. 

Veja mais fotos aqui

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apresentações culturais fecham 1º dia da Mostra do Conhecimento


O 1º dia da Mostra do Conhecimento do Campus Bom Jesus foi encerrado na noite de quinta-feira, dia 25 de outubro, com apresentações culturais e esportivas.  

A Orquestra Municipal Alto Benevente, de Alfredo Chaves, no Espírito Santo, regida pelo maestro Sílvio Barbieri, encantou o público presente no auditório Amanda Celeste, passeando por diferentes estilos musicais, desde música americana a música caipira brasileira. Formada há 7 anos, a orquestra é uma das únicas no Brasil de sanfona e viola.

Em seguida, alunos do 3º ano do Curso Técnico de Agropecuária do Campus Bom Jesus fizeram uma apresentação de Folia de Reis. Os alunos, coordenados pelo professor de sociologia Eduardo Moreira, também contaram um pouco sobre a história desta representação da cultura popular.

A programação foi encerrada pela equipe da Academia de Judô Bom Jesus, que fez uma apresentação dos fundamentos do esporte e exibição de algumas lutas.

A Mostra do Conhecimento prossegue nesta sexta-feira (26), com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos técnico-científicos realizados pelos alunos, salas temáticas com apresentação de projetos de extensão, memória institucional e bonjesuense, orientação vocacional, observação astronômica e vitrine tecnológica, entre outros. O evento, que será encerrado no sábado, dia 27 de outubro, está aberto para visitação da comunidade em geral. 

Mais fotos aqui

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Abertura da I Mostra do Conhecimento do Campus Bom Jesus


A cerimônia de abertura da I Mostra do Conhecimento: Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus aconteceu nesta quinta-feira, dia 25 de outubro.

Participaram da abertura do evento o Diretor Geral do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini, o Diretor de Ensino, Nelson Faber, a coordenadora da I Mostra do Conhecimento, a Técnica em Assuntos Educacionais, Roberta Dalarme, demais servidores e alunos do campus.

O Diretor Geral do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini, parabenizou a equipe pela realização do evento. “Hoje é um dia muito especial para a instituição, é um momento em que conseguimos fortalecer o tripé ensino-pesquisa-extensão. Tenho certeza de que essa Mostra do Conhecimento vai ficar na história do campus”, afirmou o Diretor.

A coordenadora da Mostra do Conhecimento, Roberta Dalarme, destacou a importância do evento e o empenho dos servidores para sua realização. “Tenho certeza de que todos fizeram o seu melhor. Este é apenas o início da caminhada, pois ainda temos muito a melhorar. Vamos deixar de ser um Colégio Agrícola para ser uma referência entre os campi dos Institutos Federais”, enfatizou Roberta.

A mostra está aberta para visitação de escolas e da comunidade em geral. A programação do evento conta com apresentações culturais de capoeira, teatro, música e folia de reis, minicursos, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos realizados pelos alunos, salas temáticas com apresentação de projetos de extensão, memória institucional e bonjesuense, orientação vocacional, observação astronômica e vitrine tecnológica, entre outros. 

Veja mais fotos aqui

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aula Inaugural do Mulheres Mil


O Câmpus Bom Jesus realizou na segunda-feira, dia 22 de outubro, no auditório Amanda Celeste, a Aula Inaugural da segunda turma do Programa Mulheres Mil.

O evento contou com a participação do Diretor Geral do Câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, da Pró-Reitora de Extensão do IF Fluminense, Paula Bastos, da Assessora Institucional do Programa, Sandra Gonçalves, das coordenadoras do Programa Mulheres Mil, Saionara Rosa e Erdelina de Lima, da pedagoga do programa, Valéria Júlio e dos gestores da Diretoria de Ensino, Nelson Faber, Silvana Campos e Juliana Vidigal.

O Diretor Geral do Câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, deu boas vindas às alunas. “Sintam-se em casa. Tenho certeza de que as vidas de vocês serão transformadas durante o período em que estiverem aqui, com novas perspectivas, novos desafios e amizades”, disse João Renato.

A coordenadora do Mulheres Mil do Câmpus Bom Jesus, Saionara Rosa, disse que o programa do Governo Federal tem o objetivo de alcançar 100 mil mulheres até 2014. “É com grande satisfação que venho a público falar sobre este programa. Já possuímos 100 alunas matriculadas em nosso câmpus. Nesta nova turma, estamos recebendo mais 34 mulheres”, afirma Saionara.

A Pró-Reitora de Extensão, Paula Bastos, disse que o Mulheres Mil é um programa transformador. “A partir deste programa, vocês terão outras possibilidades, outras visões de mundo. Estou muito feliz de estar aqui em Bom Jesus, na aula inaugural desta segunda turma”, afirmou a Pró-Reitora.

A Aula Inaugural do Mulheres Mil contou, ainda, com apresentações musicais de alunos dos cursos técnicos de agropecuária e agroindústria e com a palestra da professora de história do câmpus Bom Jesus, Elaine Borges, que falou sobre a importância da mulher na sociedade atual.  

Câmpus na Semana C&T em Brasília


Alunos do Câmpus Bom Jesus participaram da Semana C&T, em Brasília, com apresentação de projetos para produção de água potável e tratamento de águas residuais.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada entre os dias 16 e  21 de outubro, com atividades em todo o país. Os alunos do Curso Técnico Integrado de Agroindústria do Câmpus Bom Jesus, Walter Corrêa, Caíque Moraes e Gabriella Bartolazzi participaram do evento acompanhados pelo Prof. Dr. Daniel Coelho.

Walter Corrêa e Caíque Moraes apresentaram projeto de utilização de sementes de moringa oleífera para purificação da água, substituindo o sulfato de alumínio, que deixa resíduos e pode causar câncer. O projeto também será apresentado na Feira Ciência Jovem, de 24 a 26 de outubro, em Olinda, Pernambuco. 

A aluna Gabriella Bartolazzi apresentou projeto de tratamento e reutilização de águas residuais em sistemas Wetlands.

De acordo com o professor Daniel Coelho, o Sistema Wetlands utiliza um meio filtrante e vegetação para remoção de poluentes das águas residuárias. “A partir da remoção dos poluentes, esta água pode ser reutilizada na irrigação, lavagem de instalações e criação de peixes, entre outros”, afirma o professor.