Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Equipe do Pronatec se reúne com Prefeitura de Bom Jesus


Equipe Gestora do Pronatec do Campus Bom Jesus realiza reunião com Prefeitura do município para avaliação da parceria e planejamento para o ano de 2013.

Participaram da reunião, que aconteceu na quinta-feira, dia 29 de novembro, o Coordenador Adjunto do Pronatec do Campus Bom Jesus, Antonio Alonso Cecon Novo, a Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão, Juliana Vidigal, a responsável pela Gestão Acadêmica do Pronatec, Eliane Abreu, o Supervisor do Curso de Informática, Diego Sales, o Orientador Pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende e a Secretária de Assistência Social do município de Bom Jesus, Rosinéia Freitas.

Durante a reunião, a equipe fez uma avaliação da parceria realizada com a Prefeitura de Bom Jesus para oferta de cursos do programa em 2012, falou sobre formatura das primeiras turmas do Pronatec, que será realizada no dia 18 de dezembro, às 19h, e traçou metas para o próximo ano.  “A previsão é de que as novas turmas sejam iniciadas em abril de 2013, com período para matrículas em fevereiro e março”, conta o Orientador Pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende.

De acordo com Arthur, a qualificação por meio dos cursos de formação inicial continuada é fundamental e contribui para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Com o Pronatec, o IF Fluminense cumpre uma de suas missões institucionais, de acordo com a Lei 11.892/08, que é a de ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica", finaliza Arthur.

Campus sedia Seminário sobre Maracujá


O Campus Bom Jesus sediou na quinta-feira, dia 29 de novembro, o Dia de Campo do Projeto de Inovação Tecnológica do Arranjo Produtivo Local do Maracujá.

O projeto é coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Pesagro-Rio, UENF e IF Fluminense. Participaram do seminário, o Diretor do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini, pesquisadores da Embrapa, Pesagro-Rio e UENF, servidores do campus e produtores de maracujá das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Durante o evento foram apresentadas pela Embrapa as novas variedades de maracujá e informações sobre o projeto de arranjo produtivo local, que tem o objetivo de difundir e transferir soluções tecnológicas para os produtores e agroindústrias, consolidando a inovação tecnológica nas regiões Norte, Noroeste Fluminense e Baixadas Litorâneas.

Os participantes também visitaram a Unidade Demonstrativa do Campus Bom Jesus, que realiza avaliação de novos híbridos de maracujá azedo e do efeito da enxertia na prevenção de doenças do maracujazeiro azedo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Servidores participam de curso de Primeiros Socorros


Servidores do Campus Bom Jesus receberam orientações sobre Primeiros Socorros durante curso realizado na manhã desta quarta-feira, dia 21 de novembro.

O curso de Primeiros Socorros foi realizado pelo 21º Grupamento de Bombeiros Militar de Itaperuna. Durante o curso, os Cabos Armando Alves e Hilário explicaram como os servidores devem agir em situações de acidente, trauma, desmaio, crise convulsiva, queimaduras, sangramentos e picadas de animais peçonhentos, entre outros.

Os servidores também participaram de uma simulação de parada cardiorrespiratória e aprenderam manobras de desobstrução de vias aéreas e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). “Em casos de parada cardiorrespiratória é importante agir rápido, pois cada minuto sem socorro aumenta em 10% a chance de óbito da vítima”, disse o Cabo Armando Alves.

Aluno do Campus é o mais votado na Eleição do Conselho Superior


O aluno Lucas Salvatte Lamônica, do 1º ano do curso técnico de agropecuária do Campus Bom Jesus foi o mais votado do segmento discente na eleição para representantes da Comunidade Interna no Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense, que aconteceu no dia 13 de novembro. Lucas, que tem como suplente o aluno Yuri Nascimento, do 1º ano do curso técnico de agroindústria, recebeu 472 votos contra 229 do segundo colocado.

O representante do Campus Bom Jesus na Comissão Eleitoral, Luciano Rezende, parabenizou todos os participantes do processo eleitoral para o Conselho Superior. “O nosso campus foi o mais participativo, com um índice de votação muito superior ao dos demais campi e unidades do IF Fluminense”, disse Luciano.

O Campus Bom Jesus não concorreu com nenhuma chapa no segmento docente. A eleição para o segmento técnico-administrativo foi suspensa, ad referendum, pelo Presidente do Conselho Superior, em atendimento ao Mandado de Intimação MTL - 0202.000016-5/2012 e do Parecer nº 219 da Procuradoria Federal do Instituto Federal Fluminense. 

Veja o resultado

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos do Campus Bom Jesus com trabalho premiado na VI FECTI


Alunos do Campus Bom Jesus obtiveram a 1ª colocação na VI FECTI, na categoria de Ciências Biológicas e da Saúde, com trabalho voltado para a produção de água potável.

A VI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro, no Museu da República. Os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Agroindústria do Campus Bom Jesus, Walter Corrêa e Caíque Moraes, participaram do evento, orientados pelo Prof. Dr. Daniel Coelho.

Os alunos mostraram como as sementes de moringa oleífera podem ser utilizadas para purificação da água para consumo humano, substituindo o sulfato de alumínio, que deixa resíduos e pode causar câncer. “A semente de moringa é natural, não deixa resíduos e faz a coagulação de impurezas da água. Depois da separação da sujeira da água, ela é tratada com radiação ultravioleta do sol para se tornar potável”, explica Daniel Coelho.

O IF Fluminense também foi representado na VI FECTI pelo Campus Cabo Frio, que obteve a 2ª colocação na categoria de Ciências Exatas e da Terra, com o trabalho “Reciclagem de Materiais usados no Nosso Cotidiano”. O trabalho foi apresentado pelos alunos do 4º ano do Curso Técnico de Petróleo e Gás, Gabriele dos Santos, Sérgio da Costa Júnior e Victor dos Santos Henrique, orientados pela professora Jaqueline de Matos. 

Evento sobre diversidade cultural anima Campus Bom Jesus


Evento sobre diversidade cultural no Brasil foi realizado na noite de sábado, dia 10 de novembro, no Campus Bom Jesus, com participação de alunos, servidores e comunidade em geral.

Tendo como tema “Brasil: o país da diversidade cultural”, o evento contou com uma programação diversificada, com apresentações de músicas e danças típicas de diferentes países. Foram representadas pelos alunos as culturas brasileira, libanesa, portuguesa, espanhola, japonesa, africana, indiana e americana, entre outras.

A festa também contou com barracas de comidas típicas de diversos países, como pizza, lasanha, torta alemã, quibe, hambúrguer, churrasco, canjiquinha e feijão amigo. Um dos pontos altos do evento foi o desfile para escolha do Garoto e Garota Campus Bom Jesus, vencido pelos alunos Lucas Pimentel e MauraFerrini. Os alunos Gabriel Jacominee Daniele Zanon receberam o título e Garoto e Garota Simpatia.

O evento, coordenado pelos professores Paulo Jorge e Gislane Nunes, foi considerado um sucesso, atraindo grande público de Bom Jesus e região. “O evento foi muito proveitoso. Foram cerca de 40 apresentações. Descobrimos muitos talentos, os alunos foram maravilhosos, as barracas típicas estavam muito bem decoradas, o público ficou encantado”, disse o professor Paulo Jorge. 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto para desenvolvimento de ovinocultura de corte


Núcleo Avançado do Campus Bom Jesus em Cambuci fará parte de projeto para desenvolvimento da ovinocultura de corte na Região Noroeste Fluminense.

O Projeto, que conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Sebrae, terá 4 unidades demonstrativas com criação de carneiros da raça Dorter no Noroeste Fluminense, sendo uma delas no Núcleo Avançado do Campus Bom Jesus em Cambuci.

O gestor do projeto na região Noroeste Fluminense pelo Sebrae, José Alcino Cosendey, esteve no Campus Bom Jesus, na sexta-feira, dia 09 de novembro, acompanhado da veterinária e consultora do Sebrae, Karine Castro, que fornece orientação técnica aos produtores participantes do projeto.

De acordo com José Cosendey a criação de carneiros da raça Dorter é uma alternativa econômica para pequenos produtores do Noroeste. “Estes carneiros são produtores cujos embriões vieram da África do Sul. Eles são precoces, ganham peso mais rápido e tem mais porte que os demais, gerando uma lucratividade maior para os produtores”, disse José.

Treinamento – a coordenação do curso técnico de agropecuária aproveitou a visita da veterinária do Sebrae, Karine Castro, para dar orientações sobre cuidados com os carneiros para os alunos do curso. Karine orientou os alunos em relação ao manejo de casqueamento corretivo dos carneiros, realização de exames de fezes para identificação de verminoses, coleta de sangue e tatuagem definitiva para identificação dos animais.