Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alunos do Pronatec realizam apresentação em Libras

Alunos do Curso Básico de Libras do Pronatec no campus Bom Jesus demonstraram seu aprendizado com apresentação de músicas na linguagem de sinais.

A apresentação aconteceu na última segunda-feira, dia 15 de julho, no auditório Amanda Celeste, e contou com a participação da equipe gestora, professores e alunos de outros cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os alunos apresentaram as músicas “Aquarela”, de Toquinho, “Dias Melhores”, da banda Jota Quest, e “Vem pra Rua”, da banda O Rappa.

A professora do Curso Básico de Libras, Ana Carla de Souza, ficou satisfeita com a apresentação: “Fiquei impressionada com a qualidade da apresentação deles em menos de 2 meses de curso. Os alunos são muito dedicados e se empenham bastante durante as aulas e atividades extras”, conta a professora.


O técnico em assuntos educacionais e orientador pedagógico do Pronatec no campus Bom Jesus, Arthur Rezende, disse que a apresentação pode comprovar o sucesso do curso: “Traduzir uma música em libras requer do aluno muita sensibilidade e identificação do intérprete. Com a temática da inclusão cada vez mais presente na educação, o curso de Libras do Pronatec contribuirá com a capacitação de profissionais especializados, tão demandados pelas escolas de um modo geral”, finaliza Arthur. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Campus sedia Conferência Municipal do Meio Ambiente


A Conferência discutiu temas como o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Produção e Consumo Sustentáveis, Coleta Seletiva de Lixo e Educação Ambiental.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 16 de julho, no auditório do campus Bom Jesus. O evento, que teve como tema o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, contou com a participação do vice-prefeito de Bom Jesus, Jarbas Borges Júnior, de demais servidores e de um grupo de catadores de lixo do município, além de representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA).

O campus Bom Jesus foi representado pela diretora de Planejamento, Estrutura e Produção, Juliana Vidigal, pela diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, pelo coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente, Daniel Coelho, e pelo representante do campus no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o professor Laert Guerra.

Juliana Vidigal deu as boas vindas aos participantes da Conferência, em nome do diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini. “Temos um curso técnico na área e pretendemos dar uma contribuição a essa causa nacional, que é o Meio Ambiente. Somos parceiros do município e da comunidade de Bom Jesus nesta causa”, afirmou Juliana.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente e Fiscalização de Bom Jesus, José Edmundo Victor, disse que esta é a 2ª Conferência do Meio Ambiente realizada pelo município. “Estamos acompanhando o tema das conferências nacional e estadual, e refletindo sobre o que fazer com os nossos resíduos sólidos, com o nosso lixo, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, promovendo geração de renda e educação ambiental”, disse Edmundo.

O evento contou, ainda, com a palestra da bióloga e especialista em Análise Ambiental, Maria Inês Tederiche, que falou sobre “Lixo e Sustentabilidade Ambiental na Perspectiva da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente”.

Novos alunos da EAD são recebidos no campus


Os 125 novos alunos dos Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho e Eventos na modalidade de Educação à Distância do campus Bom Jesus foram acolhidos pela Coordenação da EAD.

Os alunos iniciaram seus estudos no último domingo, dia 14 de julho de 2013. Eles foram recebidos no auditório do campus Bom Jesus, pela coordenadora da EAD, Saionara Rosa, e pelos tutores dos cursos. Os alunos receberam o calendário do curso, manual do aluno e informações sobre horários de atendimento dos tutores e do Polo. No laboratório de informática, eles puderam fazer seu primeiro acesso e treinamento na plataforma da EAD. 


Bom Jesus forma 2ª turma do Mulheres Mil

As 28 alunas do Programa receberam certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial e Continuada de “Produção, Manipulação e Processamento de Alimentos”. 

A solenidade de formatura aconteceu na última quinta-feira, dia 11 de julho de 2013, no auditório do campus Bom Jesus. O evento contou com a participação da diretora de Planejamento, Estrutura e Produção, Juliana Vidigal, representando o diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, da diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, das coordenadoras do Programa, Saionara Rosa e Erdelina de Lima, e da assessora institucional do Mulheres Mil no Instituto Federal Fluminense (IFF), Sandra Márcia de Souza.

Coordenadora do Mulheres Mil no campus Bom Jesus, Saionara Rosa, disse que algumas alunas já estão colocando em prática os conhecimentos obtidos durante o curso de Produção, Manipulação e Processamento de Alimentos. “Foram seis meses muito gratificantes para elas nesta Instituição. Muitas alunas estão fazendo seus produtos artesanalmente e vendendo na cidade. Isto é muito importante. Este é o papel principal desta formação, além de elevar o nível de escolaridade, aumentar a auto-estima e qualificar profissionalmente”, afirma Saionara.

A aluna Maria das Graças Silva, de 61 anos, disse que o Mulheres Mil foi uma experiência muito importante para o seu aprendizado. “Além das aulas de culinária, tivemos a oportunidade de fazer aulas de matemática, informática, e de participar do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Sesi”, afirma Maria.

Fabiana Mendonça agradeceu a oportunidade de participar do Programa e contou que conseguiu um emprego: “Graças ao conhecimento adquirido neste curso consegui um emprego na área e estou muito feliz”, declarou a aluna. Lucimeri do Carmo, 49 anos, também falou sobre a importância do Programa: “Gostei muito de participar do Mulheres Mil, aprendi coisas novas e fiz amizades. Vou sentir muita falta”, disse Lucimeri, emocionada.

A cerimônia de formatura foi encerrada com a apresentação musical dos alunos Yanna Bartholazi e Washington Machado e do Grupo de Dança do campus Bom Jesus, coordenado pelo professor Cidllan Faial. Após o encerramento foi servido um coquetel preparado pelas alunas do Programa Mulheres Mil. 

Alunas do Mulheres Mil em evento da Escola Sesi

Alunas do projeto de extensão “Elevação da Escolaridade de usuários do Programa Mulheres Mil”, do campus Bom Jesus, participaram do evento Magia da Criação, promovido pela Escola Sesi, de Itaperuna. 
O evento, que faz parte do projeto “Ler, muito prazer” e teve como tema a Construção do Cidadão Leitor, foi realizado no dia 04 de julho de 2013, no Espaço Cultural Doutor Luciano Bastos, em Bom Jesus.

Por meio do projeto de extensão “Elevação da Escolaridade de usuários do Programa Mulheres Mil”, em parceria com o Sesi de Itaperuna, as alunas do Mulheres Mil e servidores terceirizados do campus estão tendo a oportunidade de cursar o 1º Segmento do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o evento, que reuniu diferentes turmas do Projeto EJA do Sesi de Itaperuna, os alunos da turma do campus Bom Jesus, Dalva de Oliveira e José Amilton da Silva, falaram frases e versos sobre a importância da leitura. A aluna Maria das Graças Alves falou sobre seu aprendizado. “O curso do Programa Mulheres Mil está sendo muito importante para mim. Por meio dele, pude participar também do Projeto EJA e estou aprendendo a ler e escrever”, contou a aluna. 

A turma foi acompanhada pela coordenadora do projeto de extensão “Elevação da Escolaridade de usuários do Programa Mulheres Mil”, Erdelina de Lima, das bolsistas do projeto, Ravenna e Krystal, e da professora da Escola Sesi, Maria de Lourdes Machado. 
 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Arraiá agita campus Bom Jesus



O Arraiá 2013 animou o campus Bom Jesus na sexta-feira e no sábado, dias 05 e 06 de julho. A festa contou com quadrilha, shows e barracas com pratos variados.

O Arraiá do campus Bom Jesus, que já virou tradição no município, reuniu servidores, alunos e a comunidade de Bom Jesus e região. A programação, apresentada pelo professor Paulo Jorge, contou com quadrilha e show da Banda Toque Sertanejo.

Além das já tradicionais barracas de feijoada e canjiquinha, o público pode saborear caldo verde, feijão amigo e churrasquinho.  O cachorro quente, o pastel e a barraca de recadinhos do amor ficaram por conta dos alunos do 3º ano do campus

Veja mais fotos aqui

Campus sedia Seminário do Projeto Biodiesel


O Seminário do Projeto Multicampi de Biodiesel do Instituto Federal Fluminense (IFF) será realizado no dia 09 de julho de 2013, às 9h30min, no auditório do campus Bom Jesus. 

Durante o seminário haverá discussão sobre as melhores espécies oleaginosas a serem cultivadas em cada campi  do IFF e as áreas disponíveis, considerando a produção de óleo e a possibilidade de utilização de subprodutos na alimentação animal, bem como o funcionamento da planta de biodiesel.

O último encontro da equipe multicampi do Projeto Biodiesel foi realizado no Polo Avançado do campus Bom Jesus em Cambuci, no dia 26 de junho de 2013. Na ocasião, o pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Antônio Gesualdi Júnior, apresentou seu experimento sobre a utilização do bagaço de girassol na alimentação animal. 

O professor Vicente Oliveira, Diretor Geral do campus Rio Paraíba do Sul, apresentou o livro “Viabilidade técnica do cultivo de oleaginosas no Norte Fluminense – uma experiência da PESAGRO – RIO”.

Participaram da reunião, os professores do Polo Avançado do campus Bom Jesus em Cambuci, Francisco Montenegro, Marcelo Moraes, Geraldo Pereira e Célia Macedo, a Diretora de Pesquisa e Extensão do campus Bom Jesus, Thais Almeida, e os professores do campus Rio Paraíba do Sul/UPEA, Eduardo Azevedo e Amaro Gonçalves.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aluno de Bom Jesus vence Concurso Cultural


O aluno do campus Bom Jesus, Alan Polate da Silva, conquistou o 1º lugar no Concurso Cultural da Editora Companhia das Letras no Estado do Rio, na categoria poesia.

Com a poesia “A Bomba”, baseada na obra de mesmo título do poeta Carlos Drummond de Andrade, o aluno do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus do Itabapoana do Instituto Federal Fluminense (IFF), Alan Polate da Silva, de 17 anos, foi o grande vencedor do Concurso Cultural “Recriando Vinícius e Drummond: aprendiz em construção”, promovido pela Editora Companhia das Letras no Estado do Rio de Janeiro.

A escolha dos vencedores nas categorias de poesia, canção e ilustração e a cerimônia de premiação foram realizadas na terça-feira, dia 02 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, com a presença da filha de Vinícius de Moraes, Maria de Moraes, do neto de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Drummond, e da escritora Marina Colasanti, que fez parte da comissão julgadora.


Alan Polate concorreu com 300 alunos de escolas públicas do Estado do Rio. “Estou muito feliz, sonhei que poderia ser premiado, mas não acreditava que fosse acontecer. A poesia fala sobre a falta de pensamento crítico nas pessoas. Acho importante que a população se manifeste e lute pelos seus interesses”, conta Alan, que é bolsista do Centro de Memória do campus Bom Jesus e pretende fazer faculdade de História. 

- Foi uma vitória coletiva, de um trabalho de toda uma equipe na instituição. Essa vitória foi também um estímulo para os alunos, para que eventos como esse sejam ainda mais valorizados no futuro. O Alan é um exemplo de aluno e de que vale a pena investir nos nossos estudantes. Mesmo com sua simplicidade, ele se destaca, tem dedicação e se engaja em tudo na instituição – disse o professor de Português e orientador, Sebastião Zanon. 

A Coordenadora de Arte e Cultura do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo, parabenizou o professor Sebastião Zanon e o Alan pela conquista. “O trabalho desenvolvido pelo professor em sala e sua dedicação com o aluno na preparação para o concurso foram fundamentais para esta vitória. O Alan é um aluno nota dez e foi incentivado pela escritora Marina Colasanti a continuar escrevendo. A participação em eventos culturais é muito importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O contato com as artes amplia a visão de mundo e é fundamental para uma formação cidadã”, destaca Fernanda. 

Além do vencedor do concurso, Alan Polate, outros alunos do campus Bom Jesus tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos nos intervalos do evento. Os alunos Edmila Pereira, Lucas Carniello, Maura Ferrini, Lisandra Souza, Washington Machado e Gabriela Bartolazzi foram convidados pela comissão do Concurso Cultural para cantar e declamar poesias.

Veja abaixo a poesia “A Bomba”, de Alan Polate:

A Bomba


A Bomba
acorda, escova os dentes e toma café
A Bomba
paga a luz, fala dos vizinhos, ronca no sofá
A Bomba
chega cansada
A Bomba
reclama do preço do tomate
A Bomba
vê novela
A Bomba
vê futebol
A Bomba
precisa de umas férias
A Bomba
não liga pro que ela não conhece
A Bomba
vê milhares de pessoas morrerem todos os anos
A Bomba
se esquece disso com muita facilidade
A Bomba
explode todos os dias
A Bomba
explode em todos os lugares
A Bomba
                                        saboreia a morte com marshmallow.