Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Alunos participam de palestra sobre Orientação Vocacional

A psicóloga Luciane Mina realizou dinâmicas de grupo e teste psicológico com os alunos com o objetivo de orientá-los para a melhor escolha profissional.

A coordenação do Curso Técnico de Agropecuária do campus Bom Jesus promoveu, na última terça-feira, dia 27 de agosto, palestra sobre orientação vocacional com a psicóloga especializada em Gestão Estratégica de Pessoas, Luciane Mina. A palestra contou com a participação dos alunos de agropecuária e de alunas do Programa Mulheres Mil.

Durante a palestra, com o tema Jovem Sim – Sistema Intensivo Motivacional, a psicóloga Luciane Mina orientou os alunos a utilizarem o seu diferencial para alcançar o sucesso. “Potencializar conhecimento, conectar habilidade e atitude é o que vai dar ao indivíduo a possibilidade de utilizar o seu potencial em direção à transformação de seus resultados e dos que estão a sua volta para alcançar o sucesso”, disse a psicóloga.

O professor de Gestão do Curso Técnico de Agropecuária do campus Bom Jesus, Luiz Victor Cordeiro, disse que a palestra faz parte de um cronograma de atividades extraclasse, com o objetivo de fortalecer a formação do aluno. “A proposta é trocar nossa aula e trazer um profissional para falar sobre diferentes temas. As palestras são voltadas, principalmente, para as turmas de 3º ano, com vistas ao mercado de trabalho", disse o professor. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aula Inaugural do Pronatec em Varre-Sai

O campus Bom Jesus promoveu na noite de segunda-feira, dia 26 de agosto, a aula inaugural dos cursos do Pronatec no município de Varre-Sai.

A cerimônia, realizada no auditório do CIEP Primo José Sobreira, contou com a participação de 70 alunos, que se inscreveram nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em busca de qualificação profissional.

O campus Bom Jesus vai oferecer, em parceria com a Prefeitura de Varre-Sai, cursos de Formação Inicial e Continuada de Espanhol Básico, Cafeicultor e Recreador. Ainda estão abertas, pelo site pronatec.mec.gov.br, as inscrições para os cursos de Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idosos, Horticultor Orgânico e Viveirista de Plantas e Flores. 

O evento contou, ainda, com a participação do coordenador adjunto do Pronatec no campus Bom Jesus, Antonio Alonso Cecon, da diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, representando o diretor geral do campus, João Renato Escudini, do prefeito de Varre-Sai, Everardo Oliveira, e do vice-prefeito, Amâncio Bendia, do secretário de Assistência Social do município, Otávio Santos, e dos supervisores de curso do Pronatec, Diego Sales e Edneia Baião. A apresentação musical ficou por conta dos alunos do campus Bom Jesus, Washington Machado, Mateus Sinis e Alan Fonte Boa, do grupo IFF (em)Canto.

A aula inaugural foi conduzida pelo orientador pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende. "Este é um momento importante, em que efetivamos uma das características do Instituto Federal Fluminense, que é a contribuição para o desenvolvimento local e regional. O Pronatec é uma ação importante de articulação com o território, e de diálogo com todos os atores sociais, como prefeituras, instituições de ensino, empresários e comércio em geral”, disse Arthur.  

Palestra sobre o mito na Idade Média

A palestra com o professor da Ufes, Ricardo Costa, será realizada na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, às 9h50min, no auditório do campus Bom Jesus.

Promovida pela coordenação de Arte e Cultura e pelo professor de História do campus, Jayme Neto, a palestra é voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. O palestrante Ricardo Costa é professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), medievalista e com vasta experiência na abordagem cultural da Idade Média.

Durante a palestra, que tem como título “O Mito na Idade Média”, Ricardo falará sobre as abordagens deste período presentes nos livros didáticos e na história tradicional, desmistificando uma imagem de obscuridade ligada ao pensamento histórico mais tradicionalista e ao senso comum. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Capacitação da CISPCCTAE em Bom Jesus

Servidores eleitos para compor a CISPCCTAE Local nos campi do Instituto Federal Fluminense passam por capacitação no campus Bom Jesus.

A Coordenação Geral da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CISPCCTAE) do IFF promoveu, nos dias 22 e 23 de agosto, no campus Bom Jesus, um treinamento com os servidores que compõem a Comissão Local dos campi.

Durante a capacitação, os membros das comissões locais puderam conhecer o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, suas atribuições e o Regimento da CISPCCTAE, além de identificar o fluxo do processo de progressão por mérito profissional e por capacitação e incentivo à qualificação.

O coordenador geral da CISPCCTAE, Ricardo Bessa, falou sobre os avanços da comissão. “Estamos vivendo um momento muito importante, com a aprovação do nosso Regimento e a ampliação do número de integrantes da comissão, que hoje conta com até três membros em cada campus. Esse grupo vai interagir com os servidores a nível local”, afirmou Ricardo, acrescentando que a CISPCCTAE realizará reuniões mensais e itinerantes. 

Bom Jesus sedia 3° Encontro da Proen

Pró-Reitoria de Ensino do IFF (Proen) e diretores de Ensino dos campi se reúnem para discussão de temas como a Regulamentação Didático Pedagógica e Diretrizes dos Cursos.

O 3° Encontro da Pró-Reitoria de Ensino, que conta com a participação da equipe da Proen, de diretores de Ensino dos campi e demais servidores que fazem parte da Câmara de Ensino do IFF, começou na última quarta-feira, dia 21 de agosto, e foi encerrada na quinta-feira, dia 22 de agosto, no campus Bom Jesus.

O pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Márcio Viana Lima, disse que após a realização do 2° Seminário da Proen, neste ano, os encontros tem sido mensais. “Os encontros estão sendo realizados mensalmente, nos diferentes campi do IFF, para que os diretores conheçam a realidade de cada campus. A Regulamentação Didático Pedagógica é o tema principal deste encontro”, afirma Carlos Márcio.

Também estão na pauta do 3° Encontro da Proen, a Regulamentação da Atividade Discente, Diretrizes Curriculares Nacionais de EPT e Diretrizes do Ensino Médio, e a tematização e preparação do Seminário de Coordenadores de Curso do IFF.

Aula inaugural do Mulheres Mil na UEP de Cambuci

O campus Bom Jesus realizou na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, a aula inaugural do Programa Mulheres Mil na Unidade de Ensino Profissional (UEP) de Cambuci. O Programa qualificará 80 mulheres dos municípios de Cardoso Moreira e Cambuci, por meio do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Produção Orgânica de Alimentos.

A aula, que marcou o início das atividades do Mulheres Mil no município, contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), Paula Bastos, do diretor do campus Campos-Centro, Jefferson Manhães, da assessora institucional do Mulheres Mil, Sandra Márcia Gonçalves, do prefeito de Cambuci, Agnaldo Melo, da diretora da UEP de Cambuci, Carolina Brandão, da coordenadora do Mulheres Mil em Cambuci, Célia Peixoto, além de servidores, alunos e demais autoridades dos municípios de Cardoso Moreira, Itaocara e Cambuci.

O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, falou sobre a missão do Instituto e a contribuição do Programa Mulheres Mil para o desenvolvimento das pessoas. “Gostaria de agradecer a todos que fazem parte deste momento novo e desafiador da UEP de Cambuci e saudar estas 80 mulheres que estão iniciando suas atividades hoje. Mais do que formar técnicos, nossa missão é abrir novas possibilidades dentro do IFF, qualificando para o mundo do trabalho, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões, com inclusão social”, afirmou o reitor.

O diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, falou sobre futuros investimentos na UEP de Cambuci e sobre a importância do Mulheres Mil. “Gostaria de dar boas vindas às alunas de Cardoso Moreira e Cambuci. É provável que tenhamos, também, alunas da cidade de Itaocara. A união destes municípios é muito importante para o fortalecimento da região. Vamos investir na melhoria das instalações da unidade de Cambuci e formar uma equipe de servidores efetivos, por meio de concurso público”, disse João Renato.

Coordenadores e professores do Programa Mulheres Mil de outros campi do IFF também participaram do evento. O professor do campus Itaperuna, Washington Luiz Campos, falou sobre as oportunidades oferecidas pelo programa. A coordenadora do Mulheres Mil no campus Guarus, Raquel Fernandes, cantou algumas canções em homenagem às alunas, acompanhada pelo professor Saulo Nascimento, no violão, e pelo aluno do Curso Técnico em Eletrônica, Keysson Venâncio, no pandeiro.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aula Inaugural do Mulheres Mil em Cambuci

A aula inaugural do Programa Mulheres Mil no polo do campus Bom Jesus do Itabapoana em Cambuci será realizada nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, às 9h.

O Programa Mulheres Mil qualificará 80 mulheres dos municípios de Cambuci e Cardoso Moreira, por meio do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Produção Orgânica de Alimentos”. A aula inaugural será realizada no dia 21 de agosto, às 9h, no campus Bom Jesus - polo de Cambuci, localizado na Fazenda Santo Antão, Estrada Cambuci/Três Irmãos - Km 5.

A assessora institucional do Mulheres Mil no Instituto Federal Fluminense (IFF), Sandra Márcia Gonçalves, disse que o programa é uma conquista para o polo de Cambuci. “O Mulheres Mil é uma excelente oportunidade de qualificação para moradoras de Cambuci e Cardoso Moreira. Este é apenas o início da expansão do polo de Cambuci que, em 2014, oferecerá, também, cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec”, afirmou Sandra.

O Programa Mulheres Mil tem o objetivo de promover a formação educacional, profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, permitindo a elevação de sua escolaridade, emancipação e acesso ao mercado de trabalho. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aberta Exposição Memórias do CTAIBB/IFF Bom Jesus


A exposição conta a história do antigo Colégio Agrícola, atual campus Bom Jesus do Instituto Federal Fluminense, desde a sua fundação, em 1970, até os dias de hoje.

O Centro de Memória IFF – Noroeste Fluminense abriu na noite de quinta-feira, dia 08 de agosto, no Espaço Cultural Luciano Bastos, a Exposição Memórias do CTAIBB/IFF Bom Jesus, em comemoração pelos 43 anos do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, que em 2008 transformou-se em campus Bom Jesus, passando a integrar o Instituto Federal Fluminense (IFF).

O evento, que reuniu alunos, servidores e a comunidade do município de Bom Jesus, contou com a participação do diretor geral do campus, João Renato Escudini, da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Bastos, e da diretora de Pesquisa e Extensão do campus Bom Jesus, Thaís Romano.

João Renato agradeceu o apoio do Espaço Cultural Luciano Bastos e falou sobre a importância da criação do Centro de Memória do campus Bom Jesus. “A história do antigo Colégio Agrícola se confunde com a própria história do município. Também me considero parte desta história, pois estou na instituição desde 1974”, disse o diretor.

A coordenadora de Arte e Cultura e do Centro de Memória do campus Bom Jesus,
Fernanda Rabelo, ficou satisfeita com o resultado da exposição: “Esta exposição foi resultado do trabalho de toda equipe do Centro de Memória, professores, alunos, servidores, e veio mostrar a relevância que os eventos fora da instituição tem de levar nossas atividades para a comunidade, bem como construir laços com ela e com outras instituições de ensino locais”, enfatiza Fernanda.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 30 de agosto de 2013, de terça a sexta, das 9 às 11h30min e das 13 às 16h30min. Os visitantes poderão percorrer uma linha do tempo, com fotos, banners, cartazes de eventos do CTAIBB/IFF Bom Jesus, documentos oficiais, informações sobre cursos e programas, que narram a história da instituição de ensino, desde o início de suas atividades, no dia 09 de abril de 1970, até o ano de 2013.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Alunos do curso de Libras do Pronatec visitam o INES


Alunos do curso básico de Libras do Pronatec no campus Bom Jesus visitaram o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.

A visita técnica ao INES, que é referência em educação para surdos no Brasil, foi realizada na última segunda-feira, dia 05 de agosto. Os 25 alunos do curso foram acompanhados pela professora e supervisora de curso do Pronatec, Edinéia Baião, pela professora de Libras, Ana Carla de Souza, e pelas intérpretes de Libras do campus Bom Jesus, Luciana Ribeiro e Vívian Mery de Souza.

A supervisora de curso do Pronatec, Edinéia Baião, disse que a visita ao INES foi muito enriquecedora. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações desta instituição de ensino de referência para os portadores de deficiência auditiva, que oferece desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação na área de educação. Esta será a primeira de muitas visitas que faremos ao INES, em busca de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez”, disse a supervisora.

Campanha de Vacinação contra Tétano e Hepatite B


A Campanha de Vacinação, promovida pelo Serviço Médico do campus Bom Jesus, será realizada nos dias 08 e 09 de agosto de 2013, das 10h30min às 17h.

Servidores, funcionários terceirizados e alunos do campus Bom Jesus devem comparecer ao Posto Médico para receber a imunização da vacina anti-tetânica e da vacina contra a Hepatite B.

A médica do campus Bom Jesus, Lígia Cordeiro, afirma que é importante que os servidores e alunos participem da Campanha de Vacinação. “A Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, que é desconhecida e pode passar despercebida pela maioria da população”, explica Lígia.

Já em relação à vacina anti-tetânica, a médica diz que, principalmente, devido ao trabalho e ao estudo em um meio agrícola, todos deverão estar protegidos. “O Tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, adquirida pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos contaminados com terra, poeira, fezes humanas ou de animais”, esclarece Lígia.

Exposição Memórias do CTAIBB/IFF Bom Jesus

 
A exposição, que conta a história dos 43 anos do CTAIBB, atual campus Bom Jesus do Instituto Federal Fluminense, será aberta nesta quinta-feira, dia 08 de agosto, às 20h.

Promovida pelo Centro de Memória IFF – Noroeste Fluminense, a Exposição Memórias do CTAIBB/IFF Bom Jesus, comemora os 43 anos do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, que em 2008 transformou-se em campus Bom Jesus, passando a integrar o Instituto Federal Fluminense (IFF).

A exposição será aberta no dia 08 de agosto, às 20h, no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, e poderá ser visitada até o dia 30 de agosto, de terça a sexta, das 9 às 11h30min e das 13 às 16h30min.

Além de imagens e fatos marcantes da instituição, desde a década de 70 até os dias de hoje, a exposição irá relembrar a trajetória de servidores, professores, alunos, familiares e visitantes que contribuíram para o crescimento do campus Bom Jesus.

- Relembrar a história do campus Bom Jesus, antigo CTAIBB, é valorizar a nossa instituição de ensino, e relembrar, também, a própria história do município de Bom Jesus, marcada pelas mudanças do tempo e aberta às transformações que o campus traz à cidade – afirma Fernanda Rabelo, coordenadora do Centro de Memória IFF – Noroeste Fluminense.