Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alunos participam da Semana do Fazendeiro


Alunos do Curso Técnico de Agropecuária do campus Bom Jesus e da Unidade de Educação Profissional (UEP) de Cambuci participaram da 84ª Semana do Fazendeiro.

O evento de extensão e inovação tecnológica, promovido pela Universidade Federal de Viçosa desde 1929, foi realizado de 14 a 20 de setembro deste ano. Os alunos foram acompanhados pelo professor da UEP de Cambuci, Marcelo Geraldo Silva.  
A programação da 84ª Semana do Fazendeiro contou com cursos, dias de campo, workshops, clínicas tecnológicas, estandes diversos, leilões, atividades culturais e espaço para troca de saberes.

Dia Nacional do Surdo


Uma programação especial, com participação de alunos da rede estadual, marcou o Dia Nacional do Surdo, na quinta-feira, dia 26 de setembro, no campus Bom Jesus.

O evento, promovido pela turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Informática, contou com o apoio do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPNE), da intérprete de Libras Luciana Couto, e com a participação de servidores e alunos do campus.

A programação pelo Dia Nacional do Surdo foi iniciada com a música “Eu sei”, cantada pelo aluno Washington Machado e traduzida para a Linguagem Brasileira de Sinais por um grupo de alunas do Curso de Informática. Em seguida, o público assistiu à apresentação em Libras da música “Aquarela”, feita pela turma do 5º do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo.

A coordenadora do NAPNE do campus Bom Jesus, Paula Clark, destacou a iniciativa dos alunos. “Esta é uma iniciativa louvável. Eles possuem iniciação em Libras e é importante que tenham lembrado desta data, principalmente por terem um colega surdo na turma, o que mostra a integração entre eles”, afirma Paula. 





quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saúde é tema de palestras no Mulheres Mil

Alunas da 4ª turma do Programa Mulheres Mil no campus Bom Jesus participaram de palestras sobre Saúde Bucal e Saúde da Mulher, nos dias 19 e 20 de setembro.

As alunas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Produção Orgânica de Alimentos do Programa Mulheres Mil assistiram às palestras sobre saúde, realizadas no auditório Amanda Celeste, com as profissionais do campus Bom Jesus, Sylvia Helena Vicente e Vívia Chagas.

As palestras foram promovidas pela coordenação do Mulheres Mil. “As palestras fazem parte do itinerário formativo do curso desta turma, e enriquecem muito a formação pessoal e profissional das alunas, contribuindo para sua formação plena”, disse a coordenadora Saionara Rosa.

No dia 19 de setembro, a enfermeira Sylvia Helena falou sobre Saúde da Mulher – DST/Aids e Higiene Corporal. “Abordamos as principais doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, candidíase, entre outras. Falamos sobre a importância da realização do exame preventivo anualmente e sobre o comportamento feminino, pois a mulher não deve ter um comportamento passivo, ela deve ser mais ativa, buscar informação e saber dizer não”, afirma Sylvia.


No dia 20 de setembro, a odontóloga Vívia Chagas chamou a atenção das alunas para os cuidados básicos que elas devem ter com os dentes, como escovação e o uso do fio dental. “Às vezes, ocupada com os serviços de casa e o cuidado com os filhos, a mulher acaba deixando de cuidar da sua própria saúde. A beleza também depende, e muito, da saúde bucal”, disse Vívia. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aula Inaugural do Pronatec em Bom Jesus

Campus Bom Jesus inicia nova etapa do Pronatec com a aula inaugural dos Cursos Técnicos em Agronegócio, Administração e Manutenção e Suporte em Informática.

Cerca de 130 alunos serão qualificados nesta nova fase do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que contará com ensino de nível técnico subsequente e concomitante com duração de 18 meses, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A aula inaugural foi realizada na noite da última sexta-feira, dia 20 de setembro, no auditório do campus Bom Jesus.

A solenidade contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Bastos, representando o reitor Luiz Augusto Caldas; do diretor de Ensino do campus Bom Jesus, Leandro Costa, representando o diretor geral João Renato Escudini, do coordenador adjunto do Pronatec no campus Bom Jesus, Antonio Alonso Cecon, da diretora de Assistência Integral na Formação do Estudante, Silvana Campos, alunos e demais membros da equipe gestora do Pronatec.

Durante a aula inaugural, conduzida pelo orientador pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende, os alunos assistiram vídeos motivacionais e sobre o mercado de trabalho, além da apresentação do grupo IFF (en)Canto, formado por estudantes do campus Bom Jesus. Os alunos também foram orientados pelos supervisores de curso do Pronatec, que falaram sobre o conteúdo programático de cada curso, horários e sobre as oportunidades de mercado.

O coordenador adjunto do Pronatec, Antonio Alonso, deu as boas vindas aos alunos e falou sobre as oportunidades oferecidas pelo programa. “O Pronatec proporciona qualificação e certificação, dando aos cidadãos a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.”, afirmou Alonso.


O orientador pedagógico Arthur Rezende destacou a verticalização do ensino com os cursos técnicos do Pronatec, cumprindo a missão do Instituto Federal Fluminense. “Temos 13 alunos que concluíram os cursos FIC e agora estão matriculados no curso técnico. Também estamos diversificando as oportunidades para os alunos da região, já que, com os cursos do Pronatec, o campus agora conta com sete cursos de nível técnico”, concluiu Arthur.





Alunos realizam viagem de estudo a UFJF


Alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do campus Bom Jesus realizaram visita técnica e participaram de palestras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A viagem de estudo a Juiz de Fora, em Minas Gerais, foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2013. Acompanhados pelos professores Karina Hernandes e Filipe Vigneron, os alunos conheceram a estrutura da UFJF e tiveram palestras sobre o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade, que é um vestibular especial ocorrido ao final de cada série do Ensino Médio com os conteúdos do ano em curso. A apresentação dos cursos e demais assuntos referentes ao PISM foi feita por bolsistas e pela coordenadora de Educação Básica da UFJF, Roselene Perlato.

Durante a visita, os alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente assistiram a palestras de diferentes temas com os profissionais da UFJF. A professora e chefe do Departamento de Letras, Denise Weiss, falou sobre as habilidades e competências exigidas em Língua Portuguesa e Literatura nos processos seletivos da instituição.

No dia 11 de setembro os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Observatório de Astronomia e o Centro de Ciências da UFJF, localizados no Colégio de Aplicação João XXIII. Após a visita, eles assistiram à palestra sobre Meio Ambiente, com o professor Marconi de Moraes.

A professora de Português, Karina Hernandes, disse que a realização da visita técnica foi muito importante para os alunos. “A viagem de estudo atendeu, inclusive, às designações dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à interdisciplinaridade e à necessidade de prosseguimento dos estudos”, afirma Karina.

O professor de Português, Felipe Vigneron, também destacou a importância da visita a UFJF. “A viagem e as palestras foram muito proveitosas, especialmente a palestra sobre Língua Portuguesa e Literatura nos testes da UFJF, pois o discurso da professora Denise só ratifica a necessidade de um trabalho no qual a compreensão dos textos seja fundamental. É nesse sentido que temos trabalhado”, concluiu Felipe.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campus discute preservação do patrimônio

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFF, campus Bom Jesus e Iphan RJ e ES iniciam ações para criação de núcleo para preservação do patrimônio do Vale do Itabapoana.

O campus Bom Jesus recebeu na tarde de terça-feira, dia 17 de setembro, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para discutir a implantação de um núcleo do “Projeto Gestão Integrada de Patrimônio”, em Bom Jesus, dando continuidade às ações do Termo de Cooperação Técnica Assinado entre o IFF e o Iphan-RJ.

Os representantes do Iphan apresentaram seus procedimentos de trabalho, de mapeamento, construção de inventário dos bens culturais, e falaram sobre os cursos de educação patrimonial disponibilizados para instituições que investem em projetos de preservação do patrimônio.

De acordo com a coordenadora do Centro de Memória IFF Noroeste Fluminense, do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo, a proposta é criar um projeto ligado à preservação do patrimônio imaterial da região do Vale do Itabapoana, onde reside a maior parte dos alunos do campus, e que compreende os municípios de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, Bom Jesus do Norte-ES, Apiacá-ES e São José do Calçado-ES.

- Durante a reunião com os representantes do Iphan foram agendados dois novos encontros, que serão realizados em 23 de outubro e 03 de dezembro deste ano, com o objetivo de construir o nosso plano de trabalho para 2014. Pretendemos realizar o estudo de manifestações culturais, das técnicas de trabalho ligadas à cultura regional e dos locais de relevância cultural para a memória local – afirma Fernanda.

A pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Bastos, disse que a reunião foi muito produtiva e que as ações do Instituto no campo da memória estão caminhando positivamente.
- Avançamos para a criação do Núcleo Regional do Vale do Itabapoana e encaminhamos proposta para estabelecer um Plano de Cooperação Técnica com o Iphan-ES. Estas parcerias potencializam as nossas ações e trazem o olhar diferenciado do Iphan para regiões que não contavam com este tipo de atuação. Temos uma riqueza maravilhosa na região do Vale do Itabapoana e contamos com a participação de toda a comunidade do campus Bom Jesus para preservação e valorização de nossa cultura – afirma Paula Bastos.

A reunião contou com a participação do diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini; da diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano; dos professores que fazem parte da equipe do Centro de Memória, Eduardo Moreira e Laila Gomes; de bolsistas; da superintendente do Iphan-ES, Diva Figueiredo;  da servidora do Iphan-ES, Ivanirce Wolf; do consultor da Unesco-ES, Clair Júnior; da chefe de Gabinete e assessora de Patrimônio Imaterial da Superintendência do Iphan-RJ, Mônica Costa; da coordenadora de Articulação Institucional da Superintendência do Iphan-RJ, Clara Paulino; do consultor da Unesco-RJ, Marcelo Vilarino; e do representante do Departamento de Patrimônio Imaterial – Brasília, Paulo Peters.