Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bom Jesus comemora Dia do Servidor

O Dia do Servidor Público (28) foi comemorado na terça-feira, dia 29 de outubro, no campus Bom Jesus com palestra, almoço e sorteio de prêmios.

O evento, que reuniu servidores ativos, aposentados, funcionários terceirizados e estagiários, contou com a participação do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas e do diretor geral do campus Bom Jesus, João Renato Escudini.

Luiz Augusto agradeceu os servidores pelo trabalho e confiança e falou sobre o desafio do projeto de consolidação dos Institutos Federais. “Somos, acima de tudo, servidores da sociedade. Temos, atualmente, um enorme desafio como trabalhadores da educação; o desafio de consolidar os Institutos Federais, que tem uma missão localista, no sentido de transformar territórios e contribuir para o desenvolvimento das pessoas”, afirmou o reitor.

O diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, parabenizou os servidores. “É um dia de muita alegria, mas também de reflexão sobre o nosso papel na instituição”, disse João Renato, ressaltando a importância da participação dos servidores aposentados, que contribuíram para o crescimento do campus.

Em seguida, os servidores assistiram à palestra do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Luiz Vianna, que falou sobre "O IFF e a região Noroeste Fluminense: desafios do desenvolvimento regional e da função social".

- Com o desenvolvimento da região Norte Fluminense, é cada vez mais estratégica a recuperação da capacidade da produção agrícola no Noroeste Fluminense. O IFF tem o poder de ser o indutor de um processo de desenvolvimento, quando possui uma rede que vai de Santo Antonio de Pádua até o município de Itaboraí”, afirmou José Luiz.

Após a palestra, os servidores participaram de um almoço especial na área de lazer do campus, com apresentação musical do grupo IFF (en) Canto e sorteio de prêmios.






quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mulheres Mil forma novas alunas


A solenidade de formatura da 3ª turma do Programa Mulheres Mil no campus Bom Jesus aconteceu na quinta-feira, dia 17 de outubro, no auditório Amanda Celeste.

Cerca de 40 alunas receberam certificado do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Produção, Manipulação e Conservação de Alimentos” do Programa Mulheres Mil.

Participaram da cerimônia o diretor geral do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, a diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, a assessora institucional do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Fluminense (IFF), Sandra Márcia Gonçalves, as coordenadoras do Mulheres Mil no campus Bom Jesus, Saionara Rosa e Erdelina de Lima, servidores e familiares das alunas.

A aluna Soraia Maria Silva discursou em nome das formandas e falou sobre as experiências vividas durante os seis meses de curso. “Ao escolhermos este Instituto, tomamos uma decisão que mudaria nossas vidas. Tivemos uma formação diferenciada e atual. Demos o nosso máximo e tenho certeza de que somos capazes de superar as adversidades e fazer a diferença”, afirmou a oradora.

A coordenadora do Mulheres Mil, Saionara Rosa, parabenizou as alunas e falou sobre os desafios do programa. “Além de ensinar, transmitindo o conteúdo dos componentes curriculares, o Mulheres Mil prepara as alunas para a vida, para que consigam seguir adiante, independentes, empreendedoras, ousadas, determinadas, mas também, sensatas, éticas, e responsáveis com o meio ambiente e com a sociedade”, afirmou Saionara. 




Alunos são premiados na 3ª OBAP


Equipe do campus Bom Jesus conquistou medalha de prata na terceira edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária. A fase final da competição reuniu 65 equipes de 12 estados. 

A equipe Agroelite, formada pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFF – campus Bom Jesus, Gabriela Fontes, Kamila Borges e Luel Maximiniano, e orientada pelo professor José Carlos de Oliveira, conquistou a 10ª colocação na categoria Modalidade Técnico Integrado/Concomitante durante a 3ª OBAP e foi premiada com medalha de prata. 

A competição, organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), foi realizada no campus Machado nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013 e contou com mais de 200 estudantes de todo o país. Os alunos foram desafiados a resolver uma prova com 24 questões, sendo 20 objetivas e quatro discursivas, com o tema “Fruticultura e Sustentabilidade”. 

O campus Bom Jesus inscreveu sete equipes na 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Destas, duas foram classificadas para a fase final da competição: a Agroelite e a equipe São José, formada pelos alunos Alessandro, Lucas Torres e José Renan, orientados pelo professor Juares Ogliari. 

A professora Ednéia Baião, que acompanhou os estudantes durante os três dias da competição, palestras e eventos culturais parabenizou os alunos. “Fiquei emocionada e gratificada com a colocação dos nossos alunos, isto nos dá a sensação do dever cumprido. Valeu Gabriela, Kamila e Luel”, afirmou Ednéia.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alunos visitam evento de computação gráfica


Alunos do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus visitaram o VI Gnugraf, o primeiro e maior evento de computação gráfica com software livre do Brasil.

O VI Gnugraf foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, na Fundação Municipal de Educação de Niterói-RJ. Palestras sobre programação de jogos, edição de vídeos e desenvolvimento de animações, entre outras, fizeram parte da programação do evento, que contou com a participação de alunos de todas as turmas do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Informática do campus, Henrique da Hora. “Fomos muito bem recebidos pelo coordenador geral do evento, Carlos Eduardo Mattos, que integrou os alunos nas palestras. Um de nossos estudantes participou como auxiliar na palestra “Blender para todos”, operando o programa e mostrando como se faz uma animação em três dimensões”, conta Henrique.

Os alunos também puderam observar um Drone feito com hardware livre, sobrevoando o auditório e gravando um vídeo que foi editado logo em seguida com software e música livres, que mostraram que é possível fazer trabalhos profissionais com ferramentas livres.

O professor Henrique destacou a importância da participação dos alunos no VI Gnugraf. “É uma característica dos cursos técnicos não ter muita preocupação com os aspectos gráficos, como tratamento de imagem, edição de vídeos, entre outros, mas estes são temas importantes e a participação dos alunos no evento vem complementar a sua formação multidisciplinar”, afirmou Henrique.

Ao final do evento, os alunos Rosemilson Barbosa e Jeferson de Souza disseram que pretendem utilizar os conhecimentos adquiridos no Gnugraf para confecção de um jornal para estudantes do campus Bom Jesus.