Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Evento para lançamento de revista no Câmpus Bom Jesus


O Câmpus Bom Jesus abriu as portas do auditório Amanda Celeste, na manhã de sexta-feira, dia 29 de junho, para o lançamento da 4ª edição da Revista Minha Cidade é Esta, que traz como tema principal o potencial da indústria bonjesuense, com destaque para o câmpus, que contribui com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho da região Noroeste Fluminense. 

Participaram do lançamento o diretor João Renato Escudini, servidores e alunos do IFF câmpus Bom Jesus, a Prefeita do município, Branca Motta, autoridades e empresários da região. João Renato deu boas vindas aos participantes, e falou sobre o seu sonho de ver o Noroeste Fluminense como polo agroindustrial: “Nós temos que continuar investindo para que nossos alunos se tornem profissionais que contribuam para o desenvolvimento regional. Esta instituição estará sempre de portas abertas para eventos e discussões de melhorias para a região”, afirmou João Renato. 

Em seguida, o diretor João Renato apresentou aos participantes o professor Luciano Resende, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Estratégicas do câmpus Bom Jesus. O Nepe foi criado recentemente, com o objetivo de promover discussão de grandes temas do Brasil e do mundo, como meio ambiente, saúde, educação, ciência e tecnologia. “Pretendemos reunir especialistas de diferentes áreas, promovendo grandes seminários e reunindo documentos que sirvam de referência para implementação de projetos e políticas públicas em nossa região”, conta o professor Luciano. 

A professora e Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do câmpus Bom Jesus, Juliana Vidigal, falou sobre a importância do instituto para o fortalecimento da agroindústria. “Muitos de nossos ex-alunos já estão inseridos no mercado de trabalho da região.Temos também alunos que ainda nem se formaram e estão fazendo estágio ou já foram contratados”, concluiu Juliana, lembrando que o Governo Federal investiu cerca de R$ 10 milhões para implementação de equipamentos e laboratórios em todo o IFF, sendo R$ 2 milhões para o câmpus Bom Jesus. 


Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Câmpus Bom Jesus participa de Exposição em Natividade

O Câmpus Bom Jesus participou da 27ª Exposição e Feira Agropecuária do município de Natividade. A EXFANA 2012 foi realizada de 20 a 24 de junho.
No stand do Câmpus Bom Jesus, os participantes da exposição puderam obter informações sobre os cursos técnicos e de ensino superior oferecidos pela instituição, além de degustar os produtos fabricados pelos alunos estagiários do Curso Técnico de Agroindústria, como presunto, queijos, iogurtes e doces, com destaque para o doce de leite.
O Técnico em Assuntos Educacionais da Coordenação de Integração Escola e Comunidade (Coriec), Arthur Rezende, diz que a participação do câmpus em eventos como este contribui para a divulgação do trabalho desenvolvido pela instituição e estreita o relacionamento da escola com a comunidade da região. “A partir do conhecimento da instituição, muitos alunos poderão sentir o desejo de participar do processo seletivo para ingresso no Câmpus Bom Jesus”, afirma Arthur. 

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Câmpus Bom Jesus participa de feira da Rio+20


Alunos do Câmpus Bom Jesus participaram da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20, realizada entre os dias 13 e 15 de junho, no Rio de Janeiro.  A Femact reuniu trabalhos de estudantes de todo Estado, voltados para soluções de questões ambientais e de sustentabilidade. O Câmpus se destacou com a divulgação de projetos destinados a produção de água potável e tratamento de águas residuais, coordenados pelo professor da área de recursos hídricos, Daniel Coelho.

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Agroindústria, Walter Corrêa e Caíque Moraes, mostraram como as sementes de moringa oleífera podem ser utilizadas para purificação da água, substituindo o sulfato de alumínio, que deixa resíduos e pode causar câncer. “A semente de moringa é natural, não deixa resíduos e faz a coagulação de impurezas da água. Depois da separação da sujeira da água, ela é tratada com radiação ultravioleta do sol para se tornar potável”, conta o professor Daniel Coelho.

O projeto de tratamento e reutilização de águas residuais em sistemas Wetlands foi apresentado aos participantes da feira pelas alunas Gabriela Bartolazzi, do 2º ano do curso técnico integrado de agroindústria, e Giovanna Montovaneli, do 2º ano do curso técnico integrado de agropecuária.  ”O Sistema Wetlands utiliza um meio filtrante e vegetação para remoção de poluentes das águas residuárias, que podem ser reutilizadas na irrigação, lavagem de instalações e criação de peixes, entre outras”, afirma o professor.

A aluna Giovanna Montovaneli conta que a participação na feira foi muito positiva: “Foi uma experiência muito boa, levamos conhecimento às pessoas e aprendemos muito também”. O professor Daniel também avalia que a participação na feira foi enriquecedora para os alunos: “Os alunos foram muito elogiados e tiveram suas visões ampliadas para a iniciação científica e futuras participações em outras feiras e exposições”, conclui Daniel.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus

terça-feira, 19 de junho de 2012

Candidatos fazem prova de desempenho didático


A Diretoria de Gestão de Pessoas do Câmpus Bom Jesus realizou, nesta terça-feira, dia 19 de junho, as provas de desempenho didático do processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário e substituto, nas áreas de história, física e química, de acordo com os editais de nº 48, de 10 de maio de 2012 e nº 50, de 14 de maio de 2012. Os resultados serão divulgados no dia 25 de junho, às 18 horas. 

O membro da comissão de processo seletivo simplificado para contratação de professores, Vítor Laje, da Coordenação de Gestão de Pessoas do Câmpus Itaperuna, também esteve em  Bom Jesus acompanhando o processo. As bancas foram formadas pelos seguintes profissionais.

História:
Silvana Campos
Fábio Siqueira
Roberta Dalarme

Física:
Roberta Matta
Arthur Rezende
Rodrigo Lacerda

Química
Leandro Costa
Luisa Mendes
Valéria Rodrigues


Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estudantes visitam Câmpus Bom Jesus


O Câmpus Bom Jesus recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 15 de junho, a visita de alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo. A visita faz parte do projeto de relacionamento do câmpus com a comunidade.
Durante a visita, intermediada pela professora Maria Otília, as crianças participaram de oficinas de matemática, literatura e libras, e puderam conhecer a estrutura do câmpus e as áreas de produção animal - criação de aves, suínos, ovinos, peixes e coelhos -, e de produção de mudas, hortaliças, frutas e as plantações de café.
A oficina de matemática foi conduzida pela monitora e aluna do 3º ano do curso técnico integrado de agropecuária, Lívia de Freitas. Com o auxílio de sólidos geométricos, ela interagiu com os alunos e transmitiu noções de plano, vértice, 2D e 3D.
A professora do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo, Cremilda Gonçalves,disse que este tipo de visita contribui muito para o aprendizado:” Quando o aluno sai do ambiente de sala de aula, o interesse dele é muito maior. Aqui eles estão conseguindo ver e compreender, na prática, o que ensinamos”, afirma Cremilda. 


Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mutirão para colheita de café no campus Bom Jesus

Alunos do segundo ano de Agropecuária do câmpus Bom Jesus do Itabapoana realizaram mutirão, nesta terça-feira, 12 de junho, para colheita de café Conilon e Arábica.

A próxima fase é a de secagem e beneficiamento. Os alunos foram acompanhados pelo professor Kleberson Cordeiro de Araújo.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Retificação do edital interno nº02/2012

A Diretoria do Departamento de Pesquisa e Extensão (DDPE) e a Diretoria do Departamento de Assistência ao Educando (DDAE), do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, em conformidade com o edital interno nº02/2012 de 09 de maio de 2012, retifica os prazos do cronograma do processo seletivo para Bolsas de Permanência e Iniciação Profissional:

DATA
ATIVIDADE
10 A 18 DE MAIO DE 2012Período de inscrição
22 de maio de 2012 a partir das 18 horasDivulgação da relação dos candidatos classificados para entrevista
30 de maio a 11 de junho de 2012Período de entrevistas
12 de junho a 21 de junhoVisita domiciliar
25 de junho à partir das 18 horasDivulgação da relação dos candidatos classificados

Projeto Gerenciando a DIversidade Cultural movimenta câmpus Bom Jesus

    O Projeto Gerenciando a Diversidade Cultural movimentou a última semana do câmpus Bom Jesus do Itabapoana. O foco do Projeto para o ano de 2012 é o resgate da história e cultura da miscigenação étnica brasileira, com trabalhos sobre o indígena, o branco e o negro. Além disso, o 42° aniversário do câmpus Bom Jesus do Itabapoana/Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) foi comemorado por alunos e servidores.

    O primeiro a ser apresentado foi o indígena. Alunos de todo o câmpus realizaram uma grande feira cultural no hall do Bloco de Ensino Ildefonso Bastos Borges, retratando diversos aspectos dos nativos brasileiros como os costumes, história, artes, alimentação e música, por exemplo.
Após o trabalho sobre os indígenas, em setembro será a vez de retratar as culturas europeia e asiática. Para finalizar o Projeto em 2012, novembro terá como tema principal a cultura africana. A professora de História, Fernanda Rabelo, conta que um dos principais objetivos é proporcionar ao aluno a possibilidade de trabalhar um tema de maneira interdisciplinar.

     “O Projeto envolve diferentes disciplinas como Artes, História, Geografia, Sociologia, Português, Educação Física. O estudante em um trabalho poderá aprender e se dedicar a todas elas. Fizemos esta grande feira em que todos os alunos e servidores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura indígena. No caso da História, por exemplo, aproveitamos o tema que damos em sala de aula e ampliamos aqui. Desenvolvemos trabalho não só do indígena brasileiro, mas também de outras culturas, como a pré-colombiana”,revelou a professora Fernanda.

    Para Paulo Jorge Ambrozine, professor de Artes, o evento levou os estudantes à prática do ensino em sala de aula.

    “Fizemos uma pesquisa sobre o indígena, seu artesanato, música, utensílios cotidianos e artes decorativas. Depois, utilizamos os mesmos produtos que eles para reproduzi-los nos stands. Madeira e barro foram transformados, pelos alunos, em instrumentos musicais, objetos de caça e pesca”, ressaltou Paulo Jorge, que aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho.
  
     “Eles realmente conseguiram desenvolver o que pesquisaram. Todos os alunos estão de parabéns pela apresentação”.

    Além dos stands, outro destaque ficou para a dança, que fechou o evento. Segundo a professora Gislane Nunes, a apresentação representou as expressões musicais utilizadas pelos indígenas brasileiros. Assim como na disciplina de Artes, houve pesquisa anterior e os alunos montaram o cenário, adornaram-se como indígenas e cumpriram o exigido.

    “Eles puderam descobrir que os nativos tinham os hábitos de dançar em suas celebrações, e momentos de alegria e tristeza, como nas homenagens ao cacique e em rituais fúnebres. Eventos como este despertam o interesse pela arte, cultura e expressões corporais. Com a dança, o aluno pode adquirir conhecimento também de uma forma prazerosa”, concluiu Gislane.

    O evento também festejou os 42 anos do câmpus Bom Jesus do Itabapoana/ Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges com exposição de fotos históricas e bolo de aniversário.

    Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.