O Programa Mulheres Mil começou efetivamente no câmpus Bom Jesus do Itabapoana. Na tarde desta segunda-feira, 12 de março, as mulheres selecionadas dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Apiacá (ES) compareceram ao Auditório Amanda Celeste Pimentel e participaram da aula inaugural. O Programa Mulheres Mil terá a duração de dez meses, finalizando as atividades em dezembro de 2012.
As 100 mulheres encontrarão pela frente uma série de tarefas que visam possibilitar formação educacional, profissional e tecnológica, permitindo a elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho por meio de estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade. No primeiro módulo, com aulas previstas até julho de 2012, elas estarão envolvidas com oficinas, aulas de cidadania, ética, matemática aplicada, linguagem e palestras sobre papel da mulher na sociedade e inclusão digital. A partir do segundo módulo até o quarto módulo, que será o último, as mulheres participarão de aulas técnicas.
A aula inaugural contou com a presença do Reitor do IFF, professor Luiz Augusto Caldas, além da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, Branca Motta, e do prefeito de Apiacá, Betinho Alves. Também participaram o Diretor Geral do câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, a Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, o Diretor de Extensão do IFF, Gustavo Gomes Lopes, as Coordenadoras do Programa Mulheres Mil no câmpus Bom Jesus, Saionara Rosa da Cruz e Paula Clark Barreto, e a Coordenadora Institucional do Mulheres Mil, Thais Romano de Vasconcelos e Almeida.
ALunas chegam para a aula inaugural no câmpus Bom Jesus |
“Os Institutos vieram para compreendermos que devemos assumir novos compromissos, não só aqueles que, ao longo da história, marcaram este lugar, mas também questionarmos se não é possível avançar e alcançar novos segmentos. O Programa Mulheres Mil representa uma Instituição que tem o olhar pensando no desenvolvimento de pessoas que, ao longo da vida, não tiveram oportunidade de ter acesso a uma Instituição como esta, pública, com o dever do exercício da política pública. Pessoalmente, sinto-me muito honrado e entusiasmado quando vejo o IFF com iniciativas desta natureza, vibramos com os indicadores de jovens que se transformam em trabalhadores com a qualificação da escola, mas nossa verdadeira função é a de promover todas as pessoas, colocar o compromisso social antes de qualquer outro”, disse o Reitor.
As aulas serão ministradas para mulheres de diversas comunidades, como a comunidade Nova Bom Jesus, de Bom Jesus do Itabapoana, e os assentamentos Santa Fé, Teixeirinha, Pratinha e Santa Rita, de Apiacá. O Diretor Geral do câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, acredita que haverá uma troca de conhecimento entre as estudantes e os servidores do IFF.
“Conheço estas comunidades desde 1982 e quando soube que estariam aqui no câmpus Bom Jesus participando do Programa Mulheres Mil fiquei bastante satisfeito. Além de aprender e ter novas oportunidades, estas mulheres possuem um conhecimento adquirido, seja no meio rural, na casa de delas, que a escola não ensina. Será uma troca rica entre os professores, os técnico-administrativos e as novas estudantes”, comentou João Renato.
A Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, lembrou que um dos objetivos do programa Mulheres Mil é o de agregar valores a toda a família, podendo expandir a participação e o conhecimento.
“Teremos um grande avanço do Programa, que é o de trazer não só as mulheres, mas toda a família, convidar todos a participar e construir a região do Noroeste Fluminense, só assim avançaremos. Programa Mulheres Mil é para as mulheres, mas também para toda família”, concluiu.
A Coordenadora do Programa Mulheres Mil em Bom Jesus, Saionara Rosa da Cruz, aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de motivação às novas alunas.
"Não se sintam estrangeiras aqui dentro, sintam-se abraçadas pela Instituição. São tantas 'Marias' neste país buscando seu espaço na sociedade e vocês estão querendo ser 'Maria', procurando seus direitos e qualificação profissional para ganharem o que merecem. Espero que vislumbrem com otimismo este curso, que abre as portas para quem sabe aonde quer ir", afirmou Saionara.
Logo após a abertura das aulas do Programa Mulheres Mil, as estudantes foram convidadas a desfrutar o lanche preparado pelo câmpus Bom Jesus. Nesta terça-feira, 13 de março, o câmpus Campos-Guarus receberá a aula inaugural do Programa Mulheres Mil, às 15 horas.
Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.
Saiba mais sobre o Programa Mulheres Mil aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário