Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Campus Bom Jesus forma novos técnicos


A cerimônia de formatura dos cursos técnicos de agropecuária, agroindústria e informática foi realizada na noite de quinta-feira, dia 20 de dezembro, no Campus Bom Jesus.

Professores, servidores e familiares acompanharam a solenidade de formatura dos 120 novos técnicos em informática, agroindústria e agropecuária. A mesa de honra da formatura foi composta pelo diretor geral do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini, pelo diretor de ensino, Nelson Faber, pela diretora do departamento de assistência ao educando, Silvana Campos, e pelo coordenador do registro acadêmico, André Tardin.

O diretor João Renato parabenizou os formandos pela conquista. “Formandos, essa noite é de vocês. Esta é uma etapa de muitas que virão, estou certo de que os próximos desafios serão maiores. Parabéns pela conquista e pelo início de mais uma jornada”, disse o diretor. 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Confraternização de Fim de Ano anima Campus Bom Jesus




Servidores, funcionários terceirizados, bolsistas e seus familiares participaram, na noite de quarta-feira, dia 19 de dezembro, da Festa de Confraternização de Fim de Ano do Campus Bom Jesus. A comemoração foi organizada pela comissão de festas e eventos do campus, formada pelos servidores Silvana Campos, Maria Márcia Gomes, José Luiz Oliveira e Geraldo Roseira, com o apoio do professor Paulo Jorge.

Os servidores se divertiram ao som da cantora Vânia Lessa, que animou os presentes com um repertório musical variado. O cardápio, bastante diversificado, também agradou os servidores. Foram servidos churrasco, salgadinhos e um delicioso jantar. A mesa de sobremesas também foi um sucesso, com opções para todos os gostos.

A diretora do departamento de assistência ao educando e uma das organizadoras do evento, Silvana Campos, aproveitou a oportunidade para desejar um Feliz Natal e Ano Novo e agradecer os servidores pela parceria. “Gostaria de agradecer o empenho de todos para a realização da festa, principalmente dos terceirizados, na figura do Nivaldo. Eles foram incansáveis”, afirmou. 

 Veja mais fotos aqui. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Formatura do Pronatec em Bom Jesus


Alunos dos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec no município de Bom Jesus do Itabapoana recebem certificado de qualificação profissional.

A solenidade de formatura dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) do Campus Bom Jesus foi realizada na noite de terça-feira, dia 18 de dezembro, no auditório Amanda Celeste. Cerca de 113 alunos receberam certificado de conclusão dos cursos de inglês  e espanhol básicos, operador de computador, preparador de derivados de leite, viveirista de plantas e flores, pedreiro de alvenaria e açougueiro.

Participaram da cerimônia, conduzida pelo orientador pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende, o diretor geral do Campus Bom Jesus, João Renato Escudini, a assessora institucional do Mulheres Mil e representante do reitor Luiz Augusto Caldas, Sandra de Souza, o coordenador geral do Pronatec, Jonathan Velasco, a diretora do departamento de pesquisa e extensão do Campus Bom Jesus, Juliana Vidigal e o coordenador adjunto do Pronatec no Campus Bom Jesus, Antonio Alonso Cecon Novo, demais servidores, membros da equipe do Pronatec e familiares dos formandos.  

O diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, parabenizou os alunos pela conclusão dos cursos. “Tenho certeza de esta formação inicial e continuada vai ser muito útil na vida profissional de cada um de vocês”, afirmou o diretor. O coordenador geral do Pronatec, Jonathan Velasco, disse que o programa formou 2 milhões de pessoas em 2012. “O Pronatec é um programa, em sua essência, voltado para transformar vidas. Entendemos que só com educação é possível mudar, crescer e vencer”, disse Jonathan.

O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, enviou uma mensagem para os formandos por meio da assessora institucional do programa Mulheres Mil Sandra Souza. ”Caros formandos, ousaria afirmar que esta instituição, em permanente construção e em busca constante de oportunidades para tantos jovens e adultos trabalhadores, grava hoje seus nomes como profissionais do presente que definem o amanhã deste local, desta região, deste país”, disse o reitor.

Durante a formatura, o Grupo IFF(em)Canto, formado por alunos do Campus Bom Jesus, sob a coordenação do professor Horácio Pires, cantou diversas músicas em homenagem aos formandos. 

Veja mais fotos aqui. 

Projetos de extensão se destacam no Campus


Projetos de extensão voltados para o ensino de libras e para inclusão do deficiente auditivo na escola e na comunidade se destacam no Campus Bom Jesus.

Os projetos “Libras: aprendendo uma nova língua através dos sinais” e “Libras nas mãos da comunidade” oferecem oficinas de libras com o objetivo de difundir a linguagem de sinais para alunos, servidores e diversos setores da sociedade, facilitando a comunicação dos ouvintes com os surdos.

Os projetos de extensão, coordenados pela servidora Márcia Hipólito, contam com apoio da Diretoria de Pesquisa e Extensão e do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Bom Jesus. Durante as oficinas os alunos tem aulas de noções básicas de libras, comunidade surda x cultura surda e de legislação voltada para pessoas com necessidades específicas e inclusão social.

A coordenação dos projetos, com apoio dos bolsistas, também criou dois blogs com informações e vídeos explicativos em linguagem de sinais, que complementam as oficinas e servem de orientação para os alunos e para a comunidade em geral.

A aluna Alcione Azevedo, da oficina de libras voltada para comunidade externa, agradeceu ao Campus Bom Jesus pela oportunidade: ”Hoje eu consigo ter uma noção da solidão e do sofrimento que as pessoas que não estão incluídas na sociedade sentem. Trabalho na área de saúde e acredito que a linguagem de sinais será muito útil”, afirma Alcione. A servidora Erdelina de Lima já teve oportunidade de testar seus conhecimentos e conversar com uma pessoa surda durante uma viagem. “Além disso, como servidora, também acho muito importante poder me comunicar com todos os nossos alunos”, conta Erdelina.

O aluno do curso técnico de informática, Paulo Otávio, possui deficiência auditiva e disse que se sente incluído no Campus: “Na escola em que eu estudava, ficava muito sozinho e ninguém me ajudava. Vim para o Campus Bom Jesus e encontrei pessoas que me ajudam sempre. Consegui evoluir e estou muito feliz”, afirmou.

A coordenadora da oficina de libras e mãe do aluno Paulo Otávio, Márcia Hipólito, diz que é gratificante estar a frente deste projeto. “Sempre me preocupei para oferecer uma vida normal para o meu filho, com uma educação inclusiva. O que eu quero para o meu filho, eu quero para todos os alunos e pessoas com surdez. Estou muito feliz com o interesse das pessoas em aprender libras”, conta Márcia.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bom Jesus forma 1ª turma do Mulheres Mil


A solenidade de formatura da 1ª turma do Programa Mulheres Mil no Campus Bom Jesus, foi realizada na noite de quinta-feira, dia 13 de dezembro, no auditório Amanda Celeste.

As 92 alunas do programa receberam certificado de conclusão do Curso Básico de Produção e Processamento de Alimentos. Participaram da cerimônia, o diretor geral do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, a pró-reitora de extensão do IF Fluminense, Paula Bastos, que também representou o reitor Luiz Augusto Caldas, a assessora institucional do Mulheres Mil, Sandra Souza, a diretora do departamento de pesquisa e extensão do campus Bom Jesus, Juliana Vidigal, as coordenadoras do programa Mulheres Mil, Saionara Rosa e Erdelina de Lima, e demais servidores.

O diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, parabenizou as mulheres pela conclusão do curso.  “Foi um período de muita aprendizagem para vocês, mas nós também aprendemos muito com as Mulheres Mil. Essa 1ª turma foi um sucesso, com um número de evasão muito pequeno. Continuem sonhando e acreditando no sonho de vocês”, disse o diretor.

A pró-reitora de extensão Paula Bastos, também parabenizou as mulheres pela conquista. “Vocês, juntamente com a turma do campus Campos-Guarus são pioneiras no instituto. A história de vocês está marcada na instituição”, afirmou. A coordenadora do programa, Saionara Rosa, incentivou as formandas a continuarem estudando e lutando. “Espero que vislumbrem com otimismo o mundo, que está de portas abertas para quem sabe aonde quer ir”, disse Saionara.

A aluna Maria Célia de Oliveira fez a leitura de uma mensagem de agradecimento aos profissionais do campus pela experiência e oportunidade. “Gostaria de agradecer a todos que contribuíram com o programa e dizer que o que mais nos marcou foi perceber que nunca é tarde para aprender e aproveitar as maravilhas que o mundo oferece”, afirmou Maria.

O evento foi encerrado com a apresentação do Auto de Natal “O menino que ficou na história”, encenado por alunos do campus e bolsistas do projeto de arte e cultura, coordenado pelo professor Paulo Jorge Ambrozini. 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Campus se reúne com prefeito eleito de Cambuci


Gestores do Campus Bom Jesus participam de reunião com prefeito eleito de Cambuci, em busca de parceria para implantação de cursos do Pronatec e do Mulheres Mil.

A reunião foi realizada no Núcleo Avançado do Campus Bom Jesus em Cambuci, na última terça-feira, dia 11 de dezembro. Participaram do encontro com o prefeito eleito de Cambuci, Aguinaldo Vieira de Mello, a diretora do departamento de pesquisa e extensão do Campus Bom Jesus, Juliana Vidigal, o coordenador do Núcleo Avançado de Cambuci, Francisco Montenegro, a assessora institucional do programa Mulheres Mil, Sandra Souza, o coordenador adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), Antonio Alonso Cecon, o orientador pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende, a futura secretária de desenvolvimento social, trabalho e renda de Cambuci, Nívia Regina Medeiros e demais membros da nova equipe de governo.

O coordenador do Núcleo Avançado de Cambuci, Francisco Montenegro, disse que o prefeito eleito, Aguinaldo Vieira de Mello, se mostrou muito receptivo. “Ele colocou a prefeitura à disposição para parceria com o IF Fluminense nos programas que a instituto possa implementar, como o Pronatec e o Mulheres Mil”, afirmou Francisco.