Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Laboratório de Microbiologia do câmpus Bom Jesus lança página na internet


O câmpus Bom Jesus do Itabapoana está com uma novidade na rede. É a página na internet do Laboratório de Microbiologia de Alimentos (clique aqui para acessar). O canal de comunicação é resultado de um Projeto de Extensão desenvolvido pela médica veterinária Paula Aparecida Borges Bastos e pelos professores Rogério Avellar Cordeiro e Carolina Relvas Chaves, com apoio de bolsistas de extensão das áreas de informática e microbiologia.
    A médica veterinária Paula Borges Bastos conta como nasceu a ideia de produzir uma página específica para o Laboratório de Microbiologia.
    “Há muito tempo tentei criar um canal de informação do Laboratório de Microbiologia de Alimentos pela internet. Realizei algumas experiências, mas esbarrava na escassez de uma equipe formada para sempre manter a página atualizada. Esta equipe foi montada a partir da criação do curso de Técnico em Informática no câmpus Bom Jesus. Os professores Rogério Avellar, de informática, e Carolina Relvas Chaves, de microbiologia, aderiram à ideia e conseguimos o resultado”, explica Paula Borges Bastos.
    Paula ressalta que a página ainda passa por fase de adaptações, já que 2011 foi o primeiro ano de projeto. Ela lembra que o mais importante, a partir de agora, é dar continuidade ao trabalho, divulgando a área de microbiologia de alimentos, especificamente.
    “Desta forma, o câmpus Bom Jesus contribui com a sociedade, com uma ferramenta que serve de fonte de pesquisa para todos os públicos, desde o leigo, que busca informações mais sérias, por exemplo, sobre os riscos dos alimentos serem transmissores de microrganismos causadores de doenças, quanto para os alunos do ensino médio dos cursos técnicos, que possuem a microbiologia em sua grade curricular, e também os de nível superior, como é o caso do curso que temos no campus Bom Jesus, de Ciência e Tecnologia de Alimentos”, disse.
    O Laboratório de Microbiologia de Alimentos busca analisar principalmente a quantidade e/ou qualidade dos microrganismos que estão em determinado alimento. O resultado das análises permite detectar se o alimento está adequado ou não para consumo, do ponto de vista microbiológico.
    “Um exemplo que temos é o da bactéria Salmonella. É um microrganismo patogênico, que pode causar graves danos à saúde humana quando ingerida através dos alimentos. Quando detectamos essa bactéria em algum alimento, o produto é considerado inadequado para o consumo. Por outro lado, há bactérias que são benéficas à saúde e devem ser encontradas em alguns alimentos. É o caso do iogurte, que precisa possuir bactérias ácido láticas em grande proporção, causando bons efeitos para a saúde intestinal”, concluiu Paula.
    Confira a página do Laboratório de Microbiologia do câmpus Bom Jesus do Itabapoana emhttp://www.microbiologia.bj.iff.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário