Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alunos visitam evento de computação gráfica


Alunos do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus visitaram o VI Gnugraf, o primeiro e maior evento de computação gráfica com software livre do Brasil.

O VI Gnugraf foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, na Fundação Municipal de Educação de Niterói-RJ. Palestras sobre programação de jogos, edição de vídeos e desenvolvimento de animações, entre outras, fizeram parte da programação do evento, que contou com a participação de alunos de todas as turmas do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Informática do campus, Henrique da Hora. “Fomos muito bem recebidos pelo coordenador geral do evento, Carlos Eduardo Mattos, que integrou os alunos nas palestras. Um de nossos estudantes participou como auxiliar na palestra “Blender para todos”, operando o programa e mostrando como se faz uma animação em três dimensões”, conta Henrique.

Os alunos também puderam observar um Drone feito com hardware livre, sobrevoando o auditório e gravando um vídeo que foi editado logo em seguida com software e música livres, que mostraram que é possível fazer trabalhos profissionais com ferramentas livres.

O professor Henrique destacou a importância da participação dos alunos no VI Gnugraf. “É uma característica dos cursos técnicos não ter muita preocupação com os aspectos gráficos, como tratamento de imagem, edição de vídeos, entre outros, mas estes são temas importantes e a participação dos alunos no evento vem complementar a sua formação multidisciplinar”, afirmou Henrique.

Ao final do evento, os alunos Rosemilson Barbosa e Jeferson de Souza disseram que pretendem utilizar os conhecimentos adquiridos no Gnugraf para confecção de um jornal para estudantes do campus Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário