Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 13 de março de 2012

Aula inaugural do Mulheres Mil em Bom Jesus


O Programa Mulheres Mil começou efetivamente no câmpus Bom Jesus do Itabapoana. Na tarde desta segunda-feira, 12 de março, as mulheres selecionadas dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Apiacá (ES) compareceram ao Auditório Amanda Celeste Pimentel e participaram da aula inaugural. O Programa Mulheres Mil terá a duração de dez meses, finalizando as atividades em dezembro de 2012.
    As 100 mulheres encontrarão pela frente uma série de tarefas que visam possibilitar formação educacional, profissional e tecnológica, permitindo a elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho por meio de estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade. No primeiro módulo, com aulas previstas até julho de 2012, elas estarão envolvidas com oficinas, aulas de cidadania, ética, matemática aplicada, linguagem e palestras sobre papel da mulher na sociedade e inclusão digital. A partir do segundo módulo até o quarto módulo, que será o último, as mulheres participarão de aulas técnicas.
    A aula inaugural contou com a presença do Reitor do IFF, professor Luiz Augusto Caldas, além da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, Branca Motta, e do prefeito de Apiacá, Betinho Alves. Também participaram o Diretor Geral do câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, a Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, o Diretor de Extensão do IFF, Gustavo Gomes Lopes, as Coordenadoras do Programa Mulheres Mil no câmpus Bom Jesus, Saionara Rosa da Cruz e Paula Clark Barreto, e a Coordenadora Institucional do Mulheres Mil, Thais Romano de Vasconcelos e Almeida.
ALunas chegam para a aula inaugural no câmpus Bom Jesus
    O Reitor do IFF, professor Luiz Augusto Caldas, abriu a cerimônia ressaltando o papel dos IFs em relação a seu compromisso social, como ocorre no Programa Mulheres Mil.
    “Os Institutos vieram para compreendermos que devemos assumir novos compromissos, não só aqueles que, ao longo da história, marcaram este lugar, mas também questionarmos se não é possível avançar e alcançar novos segmentos. O Programa Mulheres Mil representa uma Instituição que tem o olhar pensando no desenvolvimento de pessoas que, ao longo da vida, não tiveram oportunidade de ter acesso a uma Instituição como esta, pública, com o dever do exercício da política pública. Pessoalmente, sinto-me muito honrado e entusiasmado quando vejo o IFF com iniciativas desta natureza, vibramos com os indicadores de jovens que se transformam em trabalhadores com a qualificação da escola, mas nossa verdadeira função é a de promover todas as pessoas, colocar o compromisso social antes de qualquer outro”, disse o Reitor.
    As aulas serão ministradas para mulheres de diversas comunidades, como a comunidade Nova Bom Jesus, de Bom Jesus do Itabapoana, e os assentamentos Santa Fé, Teixeirinha, Pratinha e Santa Rita, de Apiacá. O Diretor Geral do câmpus Bom Jesus, João Renato Escudini, acredita que haverá uma troca de conhecimento entre as estudantes e os servidores do IFF.
    “Conheço estas comunidades desde 1982 e quando soube que estariam aqui no câmpus Bom Jesus participando do Programa Mulheres Mil fiquei bastante satisfeito. Além de aprender e ter novas oportunidades, estas mulheres possuem um conhecimento adquirido, seja no meio rural, na casa de delas, que a escola não ensina. Será uma troca rica entre os professores, os técnico-administrativos e as novas estudantes”, comentou João Renato.
    A Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, lembrou que um dos objetivos do programa Mulheres Mil é o de agregar valores a toda a família, podendo expandir a participação e o conhecimento.
     “Teremos um grande avanço do Programa, que é o de trazer não só as mulheres, mas toda a família, convidar todos a participar e construir a região do Noroeste Fluminense, só assim avançaremos. Programa Mulheres Mil é para as mulheres, mas também para toda família”, concluiu.
    A Coordenadora do Programa Mulheres Mil em Bom Jesus, Saionara Rosa da Cruz, aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de motivação às novas alunas.
   "Não se sintam estrangeiras aqui dentro, sintam-se abraçadas pela Instituição. São tantas 'Marias' neste país buscando seu espaço na sociedade e vocês estão querendo ser 'Maria', procurando seus direitos e qualificação profissional para ganharem o que merecem. Espero que vislumbrem com otimismo este curso, que abre as portas para quem sabe aonde quer ir", afirmou Saionara.
    Logo após a abertura das aulas do Programa Mulheres Mil, as estudantes foram convidadas a desfrutar o lanche preparado pelo câmpus Bom Jesus. Nesta terça-feira, 13 de março, o câmpus Campos-Guarus receberá a aula inaugural do Programa Mulheres Mil, às 15 horas.
    Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.
    Saiba mais sobre o Programa Mulheres Mil aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário