Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 13 de março de 2012

Aula inaugural e Dia da Mulher na Unati


O Curso de Formação Inicial e Continuada da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) realizou, na última quarta-feira, 07 de março, a aula inaugural para os alunos do primeiro ano. O curso é voltado ao aperfeiçoamento e à atualização em diversos níveis de escolaridade, sendo ofertado em diferentes áreas do conhecimento pelo câmpus Bom Jesus em parceria com o Centro Espírita Bom Jesus
    Os 40 alunos presentes foram recebidos no câmpus Bom Jesus do Itabapoana com um lanche no refeitório. Logo depois, o Diretor Geral do câmpus, João Renato Escudini, e a Diretora do Departamento de Apoio ao Educando, Silvana Pereira de Campos, conversaram com os alunos no Auditório Amanda Celeste Pimentel, desejando boas vindas e oficializando o início das aulas da Unati em 2012.
    No primeiro dia, os alunos puderam conhecer um pouco mais do câmpus Bom Jesus, assistiram a um vídeo institucional e realizaram passeio supervisionado pelo professor Kleberson Cordeiro Araújo.
    A Unati é coordenada pela pedagoda Mariza Patrão e pela servidora Nilta Leal. Mariza Patrão explica o que os estudantes da terceira idade encontrarão neste ano de 2012.
    “Os alunos do primeiro ano terão pela frente muitas palestras educativas, arte, cinema, viagens e aulas. Foi a primeira vez que fizemos a visitação pela escola na aula inaugural. Quando eles começam a caminhar pelo câmpus veem que a área aqui é enorme. Esta visita é muito importante, pois desde o princípio eles se situam onde vão estudar”, lembrou Mariza.
    O curso da Unati tem duração de dois anos consecutivos. Em 2012, o primeiro ano possui aulas às quartas-feiras, das 16h às 18h. Toda quinta-feira, das 16h às 18h é a vez do segundo ano. Para os alunos que já terminaram a Unati e desejaram continuar a estudar, diversas oficinas como artesanato, artesanato ecológico, culinária, educação física, crônicas, Tai Chi Chuan e outras serão oferecidas. Mariza Patrão ressalta a variedade da programação para os alunos.
    “Esperamos fazer a terceira idade ainda mais feliz. Temos uma programação variada, com fundamentos científicos. O idoso precisa de esclarecimento e convivência, e estamos oportunizando isso a eles. Há pessoas que não se encontravam há anos e aqui podem reviver a amizade, além de formar novas, e isto as motiva ainda mais”, concluiu Mariza Patrão.
    A servidora Nilta Leal lembra que o objetivo principal da Unati está sendo alcançado.
    "O projeto nasceu de uma ideia simples e foi crescendo. Hoje, precisamos realizar alguns ajustes, mas o objetivo nunca foi perdido de vista, que é a reinserção do idoso na sociedade da qual ele fez parte durante muito tempo e para qual tanto contribuiu", revelou Nilta Leal.
    Na quinta-feira, 08 de março, durante o encontro com a turma do segundo ano da Unati, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. As professoras Carolina Relvas Chaves e Fernanda Lima Rabelo realizaram palestra abordando temas que envolvem o papel da mulher na sociedade e o combate ao câncer do colo do útero.
    As professoras já haviam realizado o mesmo evento na semana anterior, com alunos do Ensino Médio e Concomitante do câmpus Bom Jesus (clique aqui). Para finalizar, houve a apresentação musical do professor Jorge Ubirajara Dias Boechat, homenageando a mulher brasileira.
     Veja fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário