Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

segunda-feira, 5 de março de 2012

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no câmpus Bom Jesus


O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março, mas desde a última quinta-feira, 01 de março, o câmpus Bom Jesus do Itabapoana comemora a data. As professoras Carolina Relvas Chaves e Fernanda Lima Rabelo realizaram, no Auditório Amanda Celeste Pimentel, o evento abordando temas que envolvem o papel da mulher na sociedade.
    Com o auditório lotado, a professora Fernanda Lima Rabelo apresentou a luta feminina pela afirmação de seus direitos ao longo dos anos e o perfil de mulheres pioneiras na história do Brasil, além de um debate sobre a participação da mulher na sociedade. Logo depois foi a vez de a professora Carolina Relvas Chaves expor a alunos e servidores a campanha educativa sobre a prevenção de câncer de colo do útero e do Papiloma Vírus Humano (HPV).
    A professora Fernanda Rabelo destacou que este tipo de conscientização é imprescindível em uma instituição de ensino com um número elevado de alunas adolescentes.
Palestra sobre câncer de colo do útero e HPV
    “Fizemos um evento para lembrar a importância do Dia Internacional da Mulher, pois algumas pessoas não sabem o motivo de recordar a luta das mulheres para chegar onde estamos hoje. O câmpus Bom Jesus possui um número de alunas bem elevado em uma área que, antigamente, era escasso o número de mulheres que estudavam. Isto mostra como a mulher está se afirmando no mercado de trabalho cada vez mais”, lembrou Fernanda.
    A professora Carolina Relvas Chaves explicou o motivo de ter escolhido o câncer do colo do útero como tema de sua palestra.
    “O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, cujo principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV. As estimativas, no Brasil, para o ano de 2012, indicam o surgimento de cerca de 17.540 novos casos de câncer de colo uterino, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Tendo em vista que o câncer de colo uterino pode ser curado, quando precocemente diagnosticado, pelo exame preventivo, procuramos passar aos alunos as informações para que possam disseminá-las na comunidade e que evitem complicações em suas vidas pessoais”, ressaltou Carolina.
    No dia 8 de março, o evento será apresentado para os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). Na ocasião, os professores Jorge Ubirajara Dias Boechat e Carolina Relvas Chaves farão apresentação musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário