Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Reunião com o Reitor no Núcleo de Cambuci

Cambuci recebeu reunião entre integrantes do câmpus Bom Jesus, Reitor Luiz Augusto Caldas Pereira, autoridades e comunidade local sobre o início das atividades do IFF.

O Núcleo Avançado de Cambuci do Instituto Federal Fluminense (IFF) deu, nesta segunda-feira, 19 de março, um passo importante para o início das atividades em 2012. Em reunião ocorrida no auditório do atual Colégio Estadual Agrícola de Cambuci, autoridades, professores e representantes da comunidade local discutiram como será o andamento das atividades. Em 2012, foram oferecidas, pelo IFF, 35 vagas para o curso de Técnico em Agropecuária Concomitante.
    Representantes de Cambuci também comentaram sobre a necessidade de investimentos em educação no município, o que inclui a educação profissional e tecnológica. Além desse tema, a reunião abordou a extinção do Colégio Estadual Agrícola. Neste caso, o destaque foi a unânime preocupação com o encerramento das atividades dessa instituição.
    O Reitor do Instituto Federal Fluminense, professor Luiz Augusto Caldas Pereira, vê com esperança a consolidação do câmpus Cambuci do IFF, o que está diretamente relacionado à ampliação das oportunidades para a juventude e trabalhadores da região de acesso a cursos de formação inicial e continuada, técnica, superior e de pós-graduação.
    “Estou seguro de que a criação dos Institutos Federais amplia o poder transformador da Educação Profissional e Tecnológica. Para cumprir esta missão, a instituição deve se articular com outros agentes locais. Se não for dese jeito, não vale a pena", afirmou o Reitor Luiz Augusto Caldas Pereira.
    O Diretor Geral do câmpus Bom Jesus, professor João Renato de Oliveira Escudini, acredita que todos os esforços e investimentos no Núcleo Avançado de Cambuci deverão alavancar a transformação da unidade como mais um câmpus do IFF.
    “Essa reunião é um momento que nos dá a certeza de que esse projeto vai se tornar grande. Com o tempo, Cambuci deve se tornar um câmpus independente, como outros câmpus do IFF, com suas características próprias.Vamos começar com uma turma concomitante, de técnico em agropecuária. Precisamos oferecer toda a infraestrutura para dar condições de estudo aqui em Cambuci”, lembrou o Diretor Geral João Renato Escudini.
    O prefeito de Cambuci, Antônio Nicolau Velasco, destacou a hospitalidade da população de Cambuci e as oportunidades de crescimento no município.
    “Estamos à disposição do que for para o bem de Cambuci. Receber o Reitor do IFF aqui nos faz acreditar que podemos crescer novamente. Cambuci é um município de pessoas boas, hospitaleiras, e uma região com potenciais naturais mal explorados, que poderiam alavancar nosso lugar”, comentou o prefeito.
    O Núcleo Avançado de Cambuci hoje faz parte do câmpus Bom Jesus do Itabapoana. Essa transição ocorreu durante a direção do professor Fernando Ferrara, que explicou aos integrantes da reunião como a parceria foi construída. Fernando Ferrara também ressaltou o número de encontros e reuniões para a conclusão do processo.
    “Junto com todo o processo legal, mantivemos diversas conversas a respeito da escola. O IFF é parceiro, mas cabe a nós fazermos ações em conjunto, porque é importante ter o ensino médio junto com o ensino técnico. O fortalecimento da escola contribui para que o câmpus cresça”, acrescentou o professor Fernando Ferrara.
    Ao fim da reunião, os participantes assinaram um documento dirigido ao Governador do Rio de Janeiro sobre a manutenção do Ensino Médio do Colégio Técnico Agrícola. Será agendada uma reunião com o Secretário de Educação para discutir a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário