Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Trabalhos do campus premiados no V CONFICT


Trabalhos da área de Ciências Agrárias do campus Bom Jesus receberam premiação e menção honrosa no V CONFICT, realizado entre os dias 03 e 06 de junho de 2013.

O V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, realizado pelo IF Fluminense em parceria com a Uenf e a Universidade Federal Fluminense (UFF), teve como tema “A Ciência pela Água”. A cerimônia de encerramento foi realizada no dia 06 de junho, no Centro de Convenções da Uenf.

O campus Bom Jesus participou do evento com 12 trabalhos em forma de banner. O trabalho “Qualidade física, química e sensorial de produtos cárneos contendo soro de leite”, dos bolsistas do 6º período do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), Saulo Escudini e Thays Silveira, orientado pela professora Juliana Vidigal e co-orientado pela professora Kátia Yuri Kawase, foi classificado em 1º lugar na área de Ciências Agrárias do IF Fluminense.

O trabalho propõe a utilização do soro de leite fresco em formulações cárneas, conferindo valor nutritivo aos produtos, evitando a poluição e reduzindo os custos dos produtos prontos. “O soro de leite, originado principalmente na produção de queijos, possui alto valor nutritivo, mas ainda é muito subutilizado no Brasil, sendo, na maioria das vezes, descartado sem tratamento prévio adequado pelas indústrias”, explica a professora Juliana. 

O "Projeto de avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de salsa inteira e minimamente processada comercializadas na região Noroeste Fluminense", da aluna do curso de Bacharelado em CTA, Edyala Brandão, e da técnica do Laboratório de Microbiologia de Alimentos do campus Bom Jesus, Elizabeth Ribeiro, recebeu Menção Honrosa, na área de Ciências Agrárias. 

Orientado pela professora Carolina Relvas e co-orientado pela professora Marisa Botelho, o projeto pretende avaliar se a elaboração da salsa minimamente processada segue as boas práticas de fabricação, e se o seu processamento altera a qualidade microbiológica e físico-química do produto em relação à salsa in natura.

A Diretora de Pesquisa e Extensão do campus Bom Jesus, Thaís Romano, diz que a participação do campus nas pesquisas e em eventos deste porte contribui, significativamente, com o amadurecimento científico dos alunos envolvidos. “Parabenizo todos os professores e alunos participantes, especialmente as docentes Juliana Gonçalves Vidigal e Carolina Relvas Chaves e seus bolsistas pelo prêmio e menção honrosa recebidos. O Campus Bom Jesus comemora com vocês esta conquista”, afirma Thaís.



Nenhum comentário:

Postar um comentário