Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Oficina de Libras para comunidade externa


O Campus Bom Jesus iniciou no dia 29 de outubro, as aulas da 1ª Oficina de Libras voltada para profissionais de setores públicos e privados do município de Bom Jesus e região.

Participaram da abertura da oficina a Diretora do Departamento de Assistência ao Educando do Campus Bom Jesus, Silvana Campos, a coordenadora do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE), Saionara Rosa, e a pedagoga do núcleo, Valéria Júlio. 

A oficina faz parte do projeto de extensão “Libras nas mãos da comunidade”. De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Hipólito, a oficina visa difundir a linguagem de sinais para diversos setores da sociedade. “Nosso objetivo é facilitar a comunicação dos ouvintes com os surdos, diminuindo as barreiras linguísticas que os separam”, afirma Márcia.

Com duração de 10 semanas e carga horária semanal de 1h30min, a oficina conta com duas turmas de alunos de diferentes setores públicos e privados, como Polícia Militar, Tribunal Regional Eleitoral, profissionais da área da saúde e do comércio em geral. Durante a primeira aula os alunos assistiram a um vídeo com depoimento do aluno do Campus Bom Jesus, Paulo Otávio, que é deficiente auditivo e aprenderam o alfabeto em libras.

A coordenadora do NAPNE, Saionara Rosa, e a pedagoga Valéria Júlio, falaram sobre a importância da oficina e da inclusão: “A verdadeira inclusão acontece quando nos dispomos a aprender sobre o assunto e depois aplicamos esse conhecimento. E é isto que estamos fazendo aqui”, disse Saionara. “Me sinto honrada de fazer parte deste novo projeto do campus Bom Jesus, trazendo, de forma diferenciada, a comunidade para nossa instituição”, disse Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário