Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projetos de extensão se destacam no Campus


Projetos de extensão voltados para o ensino de libras e para inclusão do deficiente auditivo na escola e na comunidade se destacam no Campus Bom Jesus.

Os projetos “Libras: aprendendo uma nova língua através dos sinais” e “Libras nas mãos da comunidade” oferecem oficinas de libras com o objetivo de difundir a linguagem de sinais para alunos, servidores e diversos setores da sociedade, facilitando a comunicação dos ouvintes com os surdos.

Os projetos de extensão, coordenados pela servidora Márcia Hipólito, contam com apoio da Diretoria de Pesquisa e Extensão e do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Bom Jesus. Durante as oficinas os alunos tem aulas de noções básicas de libras, comunidade surda x cultura surda e de legislação voltada para pessoas com necessidades específicas e inclusão social.

A coordenação dos projetos, com apoio dos bolsistas, também criou dois blogs com informações e vídeos explicativos em linguagem de sinais, que complementam as oficinas e servem de orientação para os alunos e para a comunidade em geral.

A aluna Alcione Azevedo, da oficina de libras voltada para comunidade externa, agradeceu ao Campus Bom Jesus pela oportunidade: ”Hoje eu consigo ter uma noção da solidão e do sofrimento que as pessoas que não estão incluídas na sociedade sentem. Trabalho na área de saúde e acredito que a linguagem de sinais será muito útil”, afirma Alcione. A servidora Erdelina de Lima já teve oportunidade de testar seus conhecimentos e conversar com uma pessoa surda durante uma viagem. “Além disso, como servidora, também acho muito importante poder me comunicar com todos os nossos alunos”, conta Erdelina.

O aluno do curso técnico de informática, Paulo Otávio, possui deficiência auditiva e disse que se sente incluído no Campus: “Na escola em que eu estudava, ficava muito sozinho e ninguém me ajudava. Vim para o Campus Bom Jesus e encontrei pessoas que me ajudam sempre. Consegui evoluir e estou muito feliz”, afirmou.

A coordenadora da oficina de libras e mãe do aluno Paulo Otávio, Márcia Hipólito, diz que é gratificante estar a frente deste projeto. “Sempre me preocupei para oferecer uma vida normal para o meu filho, com uma educação inclusiva. O que eu quero para o meu filho, eu quero para todos os alunos e pessoas com surdez. Estou muito feliz com o interesse das pessoas em aprender libras”, conta Márcia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário