Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

UNATI discute Estatuto do Idoso


A coordenação da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) realizou na quinta-feira, dia 23 de agosto, no auditório do câmpus Bom Jesus, evento para discussão do Estatuto do Idoso, com vereadores do município. Dos nove representantes do legislativo, apenas dois compareceram ao evento.  No dia 09 de agosto deste ano, o assunto também foi discutido com os candidatos a prefeito de Bom Jesus.

A idealizadora do projeto Unati, a servidora aposentada Mariza Patrão, diz que a realização dos eventos de discussão surgiu a partir de uma palestra sobre o Estatuto do Idoso. “Fizemos um estudo com os alunos e separamos, dentro do Estatuto, tudo o que precisávamos pleitear com as autoridades de nossa cidade. Elaboramos um documento com as principais reivindicações e entregamos ao Legislativo, Executivo, Conselho Municipal do Idoso e Procuradoria”, conta Mariza.

A Coordenadora de Articulação da Unati, Nilta Leal, ficou satisfeita com o resultado do evento. “Apesar do número reduzido de vereadores, a discussão foi muito boa. Todos os alunos participaram. Os vereadores se mostraram preocupados com os direitos do idoso. Um dos assuntos mais discutidos foi a questão da acessibilidade”, afirma Nilta. 

A Unati foi iniciada em março de 2010 no câmpus Bom Jesus, por meio de uma parceria da instituição com o Centro Espírita do município. O projeto proporciona lazer com aprendizado para os idosos, além funcionar como ponto de integração do idoso na sociedade e descoberta de novas habilidades. A Unati conta com cerca de 120 alunos, divididos em 3 turmas, e oferece oficinas de artesanato, culinária, espanhol, educação física, palestras e eventos, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário