Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Programação do Dia Nacional do Surdo

O Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas do Campus Bom Jesus realizou, no dia 26 de setembro, programação especial pelo Dia Nacional do Surdo.

O evento contou com a participação de profissionais e alunos com deficiência auditiva da APAE de Bom Jesus, intérpretes e tradutores de libras, alunos, professores e servidores do campus Bom Jesus. Pela manhã, os alunos do 1º ano do curso técnico de informática fizeram a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e da música “Não precisa mudar”, na linguagem de sinais.

A programação prosseguiu na parte da tarde, com a mesa redonda “Conversando sobre a surdez”, organizada pela servidora Márcia Hipólito e mediada pelas pedagogas Saionara Rosa e Valéria Júlio. Em seguida, houve a apresentação da esquete “Inclusão Social na Escola” e de um vídeo de sensibilização feito com os alunos surdos Paulo Otávio Souza e Hervelane Mendes, que  estão incluídos no campus Bom Jesus.

O depoimento de Paulo Otávio emocionou os participantes do evento. “Na escola em que eu estudava, ficava muito sozinho e ninguém me ajudava. Vim para o Campus Bom Jesus e encontrei pessoas que me ajudam sempre. Consegui evoluir e estou muito feliz”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Bom Jesus, Saionara Rosa, falou que a crença de que o surdo vive isolado, em função de sua deficiência não é verdadeira. “Eles são tão capazes de aprender quanto qualquer pessoa que não possua a deficiência. Estamos muito felizes e orgulhosos por ter alunos surdos incluídos em nossos cursos, e desempenhando bem suas atividades em sala de aula”, afirma Saionara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário