Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Professor apresenta trabalhos em Congresso Nacional de Milho e Sorgo


Professor do Câmpus Bom Jesus apresenta trabalhos em Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado em São Paulo.

Dois trabalhos com a cultura do sorgo sacarino - “Aspectos Morfológicos de Sorgo Sacarino em Diferentes Disponibilidades de Água” e “Morfologia de Raiz de Sorgo Sacarino em Diferentes Níveis de Água” - foram apresentados pelo professor do curso técnico de Agropecuária do Câmpus Bom Jesus, Luciano Rezende Moreira, na 29a edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado entre os dias 26 e 30 de agosto na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.

Os trabalhos foram publicados em forma de resumo expandido e contaram, também, com a coautoria de dois professores do Câmpus Bom Jesus: Juares Ogliari e Juliana Gonçalves Vidigal.

Segundo o professor Luciano, a participação no Congresso serviu para estreitar relação com pesquisadores da área, sobretudo com os da Universidade Federal de Viçosa. “Também aproveitamos para reforçar parcerias na implantação de ensaios com a cultura do milho e do sorgo no Campus Bom Jesus, contando com o apoio de alunos bolsistas de iniciação científica, visando o melhoramento genético destas duas importantes espécies agronômicas para a região”, afirma Luciano.

O sorgo sacarino é uma espécie de origem africana e apresenta grande potencial na produção de etanol, destacando-se em relação à cana-de-açúcar, sobretudo, na rapidez do ciclo de produção, nas viabilidades de mecanização da cultura, no teor relativamente alto de açúcares diretamente fermentáveis contidos no colmo, na antecipação da colheita em até quatro meses e, sobretudo, na alta eficiência no uso de água (tolerância à seca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário